[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.
Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 02/08/2024
As alunas do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ágata Vieira Alves, Beatriz Pereira Teodoro, Caroline Ferreira dos Santos, Fabiana Cristina Godoy, Julia da Silva Galhardo, Mariana Pereira Valença, Nathália da Silva Correa e Taynara Moraes da Silva, realizaram uma campanha de arrecadação de leite e um dia de atividades lúdicas no Lar de Idosos São Francisco de Assis, em Araraquara. O trabalho de extensão faz parte da disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pela docente Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto.
“A ideia do projeto surgiu em sala de aula. A escolha do tema nasceu da vontade explanada pelos membros do grupo em trabalhar o social, entender as suas necessidades e de alguma maneira ajudar as pessoas. Escolhemos o Lar São Francisco de Assis, que é um lar para idosos e que precisa da nossa atenção. Oferecemos a eles atividades lúdicas”, explica Ágata, representando o grupo.
Segundo ela, para a formação profissional do grupo, o trabalho foi “de suma importância, uma vez que a psicologia ajuda a entender as necessidades do outro”. “O asilo precisa de uma atenção especial, a interação e as atividades lúdicas são extremamente importantes para os idosos por diversas razões como, por exemplo, a Estimulação Cognitiva – Jogos e atividades lúdicas - que ajudam a exercitar a mente, melhorando a memória, o raciocínio e a concentração. Isso pode contribuir para a prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. Além disso, as atividades lúdicas promovem interações sociais, combatendo a solidão e o isolamento, que são comuns entre os idosos. Incorporar essas atividades na rotina dos idosos é uma forma eficaz de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida”, afirma.
Grace conta que os alunos estão engajados em projetos de extensão para a comunidade, conforme o plano de ensino da disciplina. “O objetivo principal é proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos fundamentos da gestão de projetos e sua aplicação em diversas áreas, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades cruciais de planejamento, execução e controle”, esclarece a professora.
Assim, segundo ela, os graduandos também estão aplicando as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação - MEC para a extensão universitária, “promovendo assim o engajamento com a comunidade por meio dessas iniciativas”.
“A disciplina de Gestão de Projetos na Uniara abrange uma variedade de tópicos, incluindo conceitos, técnicas e ferramentas fundamentais para a prática eficaz de gerenciamento de projetos. A metodologia de ensino adotada inclui aulas expositivas, estudos de caso, simulações, exercícios práticos, debates e orientações individuais e em grupo para o desenvolvimento dos projetos de extensão comunitária”, finaliza Porto.
Para a coordenadora do curso, Simoni de Cássia Haddad Penteado, “os projetos de extensão têm enriquecido a formação teórico-técnica dos alunos, pois permitem que coloquem em prática conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas”. “Muitos projetos têm desenvolvido produtos importantes para escolas, como por exemplo manuais e apostilas que falam sobre sustentabilidade e meio ambiente”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI