202507010917

mostrar mensagem ]

Nota de Pesar

Com profundo pesar, a Universidade de Araraquara - Uniara comunica o falecimento da coordenadora do Centro de Orientação Profissional, Lina Maria Esmenard de Arruda Mauro, ocorrido no dia 28/06/2025, em Araraquara-SP.

Lina Maria Esmenard de Arruda Mauro dedicou-se com excelência, sensibilidade e compromisso à missão de orientar e acolher estudantes em momentos decisivos de sua formação acadêmica e profissional. Sua contribuição foi inestimável para o desenvolvimento pessoal e educacional de muitos alunos, sempre marcada por empatia, escuta atenta e profissionalismo.

Neste momento de dor, a Uniara expressa sua solidariedade aos familiares, amigos, colegas e a toda comunidade universitária, unindo-se em luto e gratidão pelo legado deixado por Lina Maria Esmenard de Arruda Mauro.

ocultar ]

UNIARA

Em memória de Lina Maria Esmenard de Arruda Mauro

Notícias

Professor de Farmácia da Uniara palestra na 1ª Semana do Uso Racional de Medicamentos do Hospital São Paulo

Publicado em: 17/05/2024

No dia 9 de maio, o professor do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Leonardo Gorla Nogueira, ministrou a palestra “Interações Medicamentosas” na 1ª Semana do Uso Racional de Medicamentos, promovida pelo Hospital São Paulo entre os dias 7 e 9.

“A interação medicamentosa é um tema muito grande. Abordei alguns pontos e levei interações simples de medicamentos que não precisam de prescrição, como o paracetamol, que compramos hoje na farmácia. Mostrei o quanto ele interage com o ácido acetilsalicílico - AAS para pacientes que estão fazendo profilaxia, por exemplo, que já tiveram um AVC e precisam tomar o AAS. E ele interage com outros anti-inflamatórios”, alerta o docente.

Ele acrescenta que, em sua explanação, também mostrou alguns fármacos, “tanto o paracetamol quanto o AAS interagindo com fitoterápicos como Ginkgo biloba, que você compra em qualquer farmácia”. “Aumenta o risco de sangramento e há pacientes que podem ter AVC hemorrágico”, salienta.

Essas interações podem ser evitadas quando se tem uma boa orientação, de acordo com Nogueira. “O farmacêutico é o profissional para isso. Costumo dizer aos meus alunos que o farmacêutico é a última chance que se tem de barrar uma interação medicamentosa. Muitas vezes vemos pacientes indo ao hospital por conta disso. É um problema de saúde muito grande hoje, causado muitas vezes por falta de conhecimento ou por conta da automedicação”, explica.

A ideia da realização da 1ª Semana do Uso Racional de Medicamentos do Hospital São Paulo foi, segundo o professor, começar a conscientizar a população de que o medicamento, mesmo isento de prescrição, pode ser prejudicial. “É preciso buscar informação com o profissional capacitado para isso, que é o farmacêutico”, reforça.

“Acredito que havia quarenta ou cinquenta pessoas que acompanharam a palestra, inclusive alunos que fazem Farmácia na Uniara e trabalham no hospital. O pessoal, depois, falou que gostou da explanação e que foi bem informativa. Falei com uma linguagem bem simples para os presentes entenderem e avaliarem a gravidade dessas interações que estão ocorrendo”, finaliza Nogueira.

Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI