202406240452

Notícias

XXVII Semana de Arquitetura e Urbanismo da Uniara aborda arte e arquitetura orientais

Publicado em: 16/05/2024

A XXVII Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara teve como tema “Uma imersão nas artes e arquitetura orientais”. O evento foi realizado entre os dias 6 e 10 de maio, no Centro de Artes da instituição.

“Cada ano trazemos algo diferente e, em 2024, resolvemos focar nas artes e na arquitetura do oriente, principalmente do Japão. A ideia foi trazer todas essas artes e arquitetura do país, que é algo que nunca é presente aqui, e mostrar também a influência dessa arte e dessa arquitetura na nossa arquitetura e na nossa arte. A arte japonesa é bastante detalhista, e é uma coisa que acabamos não tendo oportunidade de fazer durante o curso. E os estudantes superaram as expectativas. Sempre acabamos nos surpreendendo”, declara a coordenadora da graduação, Beatriz Aied.

Ao longo da semana de estudos, “trouxemos palestra sobre arquitetura e a cidade japonesa, com o professor da Universidade de São Paulo - USP, Paulo Yassuhide Fujioka, que é especialista no tema”. Também tivemos uma oficina de origami, que trabalha geometria, cores e composições. É um trabalho bem interessante, que permite desenvolver bastante a criatividade, o trabalho manual e a arte em si”, destaca a docente.

Ela acrescenta que também foi realizada uma oficina de mangá, “que é a história em quadrinhos japonesa na qual há toda uma arte também envolvendo tipo de desenhos e personagens”. “Teve outra oficina, baseada no trabalho do premiado arquiteto japonês Shigeru Ban, que trabalha principalmente com materiais sustentáveis. Ele tem obras com papelão, então, foi uma oficina que trabalhou com formas e estruturas, e montando-se peças na escala 1:1, inclusive para utilizarmos a criação no Centro de Artes”, destaca.

Outra oficina oferecida no evento foi voltada à natureza, de acordo com a docente. “Foi a oficina de Kokedama, que é uma técnica japonesa de manuseio com plantas. É como se fosse uma bola com nutrientes e musgos, que formam um arranjo com uma planta. Ela vive isso como se fosse um vaso, mas não é um vaso, e sim uma técnica japonesa”, explica.

O encerramento da XXVII Semana de Arquitetura e Urbanismo, no dia 10, contou com bate-papo entre os participantes, exposição dos trabalhos realizados nas oficinas e uma confraternização.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI