202406240331

Notícias

COMEA e SIMED do curso de Medicina da Uniara são novamente exitosos em sua realização

Publicado em: 15/05/2024

O VI Congresso Médico Acadêmico – COMEA e XVI Seminário de Integração - SIMED, promovidos na última quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de maio, pelo curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, contaram com apresentação de trabalhos científicos, palestra, mesa-redonda e atração cultural. Os eventos, novamente bem-sucedidos, foram realizados para os alunos da graduação no Gran Hotel Morada do Sol.

“Nosso VI Congresso Médico Acadêmico envolve como atividade permanente o Seminário de Integração, que está em sua 16ª versão. É uma atividade obrigatória para os alunos e faz parte de um programa de incentivo à pesquisa científica do curso. Foram apresentados 47 trabalhos, sendo 29 revisões bibliográficas e cinco relatos de caso, e o restante foram iniciações científicas – projetos iniciais submetidos para apreciação do Conselho de Pesquisa da escola ou trabalhos que estão em desenvolvimento e já apresentaram resultados parciais”, relata a coordenadora do curso e idealizadora do projeto, Cynthia Arruda Mauro Piratelli.

Ela conta que, nos últimos anos, o COMEA/SIMED “foi tomando uma forma mais acadêmica, com o aumento da qualidade dos trabalhos apresentados”. “É um momento de confraternização acadêmica, onde todos os alunos da graduação, do primeiro ao quarto ano, têm a oportunidade de desenvolver trabalhos de iniciação científica ou outros como revisão bibliográfica, relatos de caso e estudos etnográficos, para apresentação global, uma vez por ano, aos seus colegas de classe”, explica a docente.

O evento foi muito frutífero e gostoso, de acordo com a coordenadora, “e contou com uma palestra importante sobre cuidados de humanização, relacionada à pandemia de Covid-19, em rede de unidade de terapia intensiva, e uma mesa-redonda sobre dengue. “O restante do tempo foi utilizado para apresentação de trabalhos. Todos os alunos foram muito bem-sucedidos em suas apresentações, e tivemos também a presença do maestro Rogério Toledo, que envolveu toda plateia com sua apresentação e o Coral Uniara, que já tem 35 anos de história”, detalha.

A finalização do COMEA/SIMED teve premiação dos melhores trabalhos. “Foram dez eleitos como os melhores, e três outros receberam o Prêmio Edmundo Juarez, com objetivo de contemplar os alunos com uma certificação diferenciada de um trabalho exitoso, bem desenvolvido e concluído. Fico feliz demais que tenhamos realizado esse evento e faço um agradecimento especial ao professor Luiz Roberto Basso Junior, que é o grande executor do projeto e faz acontecer, juntamente com sua comissão organizadora e o grupo de avaliadores, orientadores e obviamente os alunos, protagonistas do evento”, finaliza Piratelli.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI