202405220817

Notícias

Alunos de Engenharia Agronômica da Uniara estudam os benefícios da ILPF

Publicado em: 04/04/2024

O estudo “ILPF na Embrapa Pecuária Sudeste: um estudo em evolução”, dos alunos do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, João Victor Moreira, Ryan Vinicius Casemiro Acciari, Diogo Jacomo Janini e Jatir Mecheloni Junior, foi um dos premiados por qualidade acadêmica no XVIII Congresso de Iniciação Científica da instituição. O trabalho foi orientado pela professora Silvia Patricia Carraschi de Oliveira.

“A integração lavoura-pecuária-floresta - ILPF é uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro da mesma área. A ILPF proporciona uma série de benefícios ambientais significativos, o que a torna uma prática essencial para a agricultura sustentável. Em resumo, ela desempenha um papel crucial na preservação do meio ambiente ao conservar o solo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, promover a biodiversidade, conservar água, reduzir o uso de insumos químicos e contribuir para a recuperação de áreas degradadas”, explicam os estudantes.

Eles destacam que esses benefícios não apenas melhoram a saúde do ecossistema local, mas também têm impactos positivos em nível global, “ajudando a mitigar as mudanças climáticas e a preservar recursos naturais essenciais”. “Sobre o estudo, é de constante de avaliação, porém tem suas conclusões como: aumento de animais por área, diversidade de renda, colheita de grãos ou silagem, e também produção de madeira na mesma área. As árvores geram um conforto térmico para os animais onde há maior produtividade de carne ou leite”, detalham Moreira, Acciari, Janini e Micheloni Junior.

Oliveira conta que o trabalho de seus orientandos foi uma pesquisa bibliográfica sobre as pesquisas do sistema integrado ILPF desenvolvido na Embrapa, “que é pioneira nos estudos desses sistemas integrados”. “A Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, mantém três áreas experimentais de sistemas integrados em sua área física: para gado de corte, para gado de leite e um para gado de corte com árvores nativas. As três áreas permitem diversificar as pesquisas para a produção pecuária em bases sustentáveis. O trabalho buscou dados de produção e diminuição de gases causadores do efeito estufa, dentre outros, que destacam a importância desse tema e dessa prática na agricultura como forma sustentável de produção de alimentos”, finaliza a docente.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI