202507012237

mostrar mensagem ]

Nota de Pesar

Com profundo pesar, a Universidade de Araraquara - Uniara comunica o falecimento da coordenadora do Centro de Orientação Profissional, Lina Maria Esmenard de Arruda Mauro, ocorrido no dia 28/06/2025, em Araraquara-SP.

Lina Maria Esmenard de Arruda Mauro dedicou-se com excelência, sensibilidade e compromisso à missão de orientar e acolher estudantes em momentos decisivos de sua formação acadêmica e profissional. Sua contribuição foi inestimável para o desenvolvimento pessoal e educacional de muitos alunos, sempre marcada por empatia, escuta atenta e profissionalismo.

Neste momento de dor, a Uniara expressa sua solidariedade aos familiares, amigos, colegas e a toda comunidade universitária, unindo-se em luto e gratidão pelo legado deixado por Lina Maria Esmenard de Arruda Mauro.

ocultar ]

UNIARA

Em memória de Lina Maria Esmenard de Arruda Mauro

Notícias

Em TCC, alunas de Fisioterapia da Uniara fazem avaliação em mulheres com câncer de mama, antes do tratamento

Publicado em: 25/01/2024

As alunas do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Daiana Kelen Ando e Estela Aparecida Fernandes Sene, apresentaram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “Incidência e fatores de risco cinético funcionais da cintura escapular em mulheres no período pré-habilitação para o tratamento do câncer de mama”, sob orientação do professor André Capaldo Amaral.

“Nosso trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação fisioterapêutica em mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama, mas que ainda não tinham realizado nenhum tipo de tratamento - período pré-habilitação. Como já é bem conhecido, muitas mulheres, após realizarem o tratamento para o câncer de mama, seja por meio da quimioterapia ou radioterapia, e principalmente por meio de cirurgias, apresentam algumas disfunções do movimento, como limitações para realizarem certas atividades e perda da força, entre outras sequelas”, contextualizam as estudantes.

Elas relatam que, a partir disso, “surgiu o questionamento: e se essas mulheres já apresentam disfunções antes de realizarem o tratamento para o câncer de mama, e após o tratamento apenas há uma piora dos sintomas que ela já apresentava?”. “O questionamento surgiu por meio de uma ex-aluna da Uniara, também do curso de Fisioterapia, Bárbara Azevedo Pinto. Como ela não teve a oportunidade de iniciar as pesquisas, recebemos a grande oportunidade de continuar seu trabalho”, contam Ando e Sene.

Os resultados foram “chocantes”, de acordo com ambas. “De doze mulheres avaliadas, pelo menos dez apresentaram disfunções significativas na avaliação, o que confirma o questionamento inicial: elas já apresentavam disfunções do movimento antes mesmo de iniciarem o tratamento para o câncer de mama, o que possivelmente tende a ter uma piora pós-tratamento”, apontam.

No entendimento da dupla, é de suma importância que essas mulheres diagnosticadas sejam previamente reabilitadas por meio de um trabalho específico e individual de prevenção para melhora das suas funções, para realizarem movimentos essenciais no seu dia a dia. “Com isso, pensando principalmente na região do ombro, que é a mais afetada pelos tratamentos, é de grande importância ser realizado um trabalho de fortalecimento muscular e melhora da mobilidade articular, para que os danos pós-tratamento sejam minimizados ou praticamente nulos, buscando-se assim proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas mulheres”, destacam Ando e Sene.

Amaral comenta que o TCC é a continuação de um “projeto muito interessante de cooperação da fisioterapia da Uniara com o Instituto Nacional de Câncer - INCA, do Rio de Janeiro, a respeito da avaliação funcional de mulheres com câncer de mama, antes de iniciarem o tratamento”. “É um projeto de longa duração e execução, então, consequentemente exige que, a cada ano, a equipe seja renovada. Foi iniciado pela Bárbara e, agora, a Daiana e a Estela deram continuidade, e em 2024 será dada a continuidade com outro grupo de alunas, até que possamos atingir um número programado de voluntários para esse projeto”, detalha o orientador.

Ele ressalta que o estudo é de extrema relevância “porque é inovador e pode trazer um grande benefício às mulheres com câncer de mama, inclusive no processo de reabilitação pós-operatório ou pós-radioterapia, para que haja um restabelecimento mais precoce da funcionalidade do ombro e a evolução de excelentes níveis de qualidade de vida para elas, que já sofrem tanto com todo o processo de diagnóstico e tratamento do câncer de mama”.

“Fico muito feliz por fazer parte desse projeto e coordenar partes pela Uniara, pela sua idealização e relevância, e pela oportunidade que proporcionamos aos nossos alunos, de terem contato com a temática e com uma aplicação tão importante quanto essa”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI