202404241502

Notícias

Em TCC, alunas de Fisioterapia da Uniara fazem avaliação em mulheres com câncer de mama, antes do tratamento

Publicado em: 25/01/2024

As alunas do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Daiana Kelen Ando e Estela Aparecida Fernandes Sene, apresentaram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “Incidência e fatores de risco cinético funcionais da cintura escapular em mulheres no período pré-habilitação para o tratamento do câncer de mama”, sob orientação do professor André Capaldo Amaral.

“Nosso trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação fisioterapêutica em mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama, mas que ainda não tinham realizado nenhum tipo de tratamento - período pré-habilitação. Como já é bem conhecido, muitas mulheres, após realizarem o tratamento para o câncer de mama, seja por meio da quimioterapia ou radioterapia, e principalmente por meio de cirurgias, apresentam algumas disfunções do movimento, como limitações para realizarem certas atividades e perda da força, entre outras sequelas”, contextualizam as estudantes.

Elas relatam que, a partir disso, “surgiu o questionamento: e se essas mulheres já apresentam disfunções antes de realizarem o tratamento para o câncer de mama, e após o tratamento apenas há uma piora dos sintomas que ela já apresentava?”. “O questionamento surgiu por meio de uma ex-aluna da Uniara, também do curso de Fisioterapia, Bárbara Azevedo Pinto. Como ela não teve a oportunidade de iniciar as pesquisas, recebemos a grande oportunidade de continuar seu trabalho”, contam Ando e Sene.

Os resultados foram “chocantes”, de acordo com ambas. “De doze mulheres avaliadas, pelo menos dez apresentaram disfunções significativas na avaliação, o que confirma o questionamento inicial: elas já apresentavam disfunções do movimento antes mesmo de iniciarem o tratamento para o câncer de mama, o que possivelmente tende a ter uma piora pós-tratamento”, apontam.

No entendimento da dupla, é de suma importância que essas mulheres diagnosticadas sejam previamente reabilitadas por meio de um trabalho específico e individual de prevenção para melhora das suas funções, para realizarem movimentos essenciais no seu dia a dia. “Com isso, pensando principalmente na região do ombro, que é a mais afetada pelos tratamentos, é de grande importância ser realizado um trabalho de fortalecimento muscular e melhora da mobilidade articular, para que os danos pós-tratamento sejam minimizados ou praticamente nulos, buscando-se assim proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas mulheres”, destacam Ando e Sene.

Amaral comenta que o TCC é a continuação de um “projeto muito interessante de cooperação da fisioterapia da Uniara com o Instituto Nacional de Câncer - INCA, do Rio de Janeiro, a respeito da avaliação funcional de mulheres com câncer de mama, antes de iniciarem o tratamento”. “É um projeto de longa duração e execução, então, consequentemente exige que, a cada ano, a equipe seja renovada. Foi iniciado pela Bárbara e, agora, a Daiana e a Estela deram continuidade, e em 2024 será dada a continuidade com outro grupo de alunas, até que possamos atingir um número programado de voluntários para esse projeto”, detalha o orientador.

Ele ressalta que o estudo é de extrema relevância “porque é inovador e pode trazer um grande benefício às mulheres com câncer de mama, inclusive no processo de reabilitação pós-operatório ou pós-radioterapia, para que haja um restabelecimento mais precoce da funcionalidade do ombro e a evolução de excelentes níveis de qualidade de vida para elas, que já sofrem tanto com todo o processo de diagnóstico e tratamento do câncer de mama”.

“Fico muito feliz por fazer parte desse projeto e coordenar partes pela Uniara, pela sua idealização e relevância, e pela oportunidade que proporcionamos aos nossos alunos, de terem contato com a temática e com uma aplicação tão importante quanto essa”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI