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COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
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Publicado em: 22/01/2024
Orientados pela professora Joice Luiza Bruno Arnoni, os estudantes da graduação de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Eduarda Emily Trindade e Lucas Sigoli de Melo, desenvolveram o estudo “Efeitos motores da estimulação vestibular no paciente neurológico: uma revisão da literatura” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
“O objetivo foi revisar a literatura de forma descritiva sobre a temática de estimulação vestibular voltada para reabilitação de pacientes com condições neurológicas diversas. Esse tipo de estimulação tem potenciais efeitos positivos sobre a função motora, e pessoas com disfunções neurológicas podem se beneficiar. Foi identificado que temos alguns tipos de estimulação vestibular realizadas durante o processo de reabilitação dos pacientes, entre eles, estimulação vestibular calórica, estimulação galvânica ruidosa, treino de equilíbrio com olhos vendados e estimulação transcraniana por corrente contínua”, relata Arnoni.
Ela detalha que o conteúdo abordou a anatomofisiologia do sistema vestibular, suas funções, como a atuação no controle do equilíbrio do corpo, e como é possível estimulá-lo no contexto da reabilitação física em pacientes que apresentam condições neurológicas. “Com a revisão descritiva da literatura, foi possível identificar que o treinamento de equilíbrio, a estimulação galvânica ruidosa, a estimulação vestibular calórica e a estimulação transcraniana por corrente contínua são opções para esse tipo de intervenção fisioterapêutica”, explica a docente.
Com o estudo, segundo ela, foi possível concluir que essas técnicas são promissoras para pacientes neurológicos, “pois podem trazer mudanças positivas na realização do caminhar, e melhora nas funções e habilidades motoras gerais e também nos relatos dor, delírios somáticos, tontura e qualidade de vida”. “Pacientes neurológicos podem se beneficiar das técnicas descritas, melhorando sua condição de saúde e sentindo-se mais seguros em retomar atividades rotineiras que possam ter deixado de realizar devido às restrições ocasionadas pela condição de saúde”, salienta a orientadora.
O desenvolvimento do TCC possibilitou identificar lacunas na literatura, de acordo com Arnoni. “E sugerirmos possíveis estudos futuros com aplicação clínica prática”, finaliza a professora.
Informações obre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
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