202404220658

Notícias

Aluna de Biologia da Uniara estuda e lista tipos de borboletas encontradas no Parque do Basalto

Publicado em: 12/01/2024

A estudante da graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Larissa Fernanda Lisboa, apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “Comunidade de Lepidópteras, no Parque Natural Municipal do Basalto, Araraquara-SP”, orientado pelo professor Olavo Nardy.

“A pesquisa focou no monitoramento e alistamento das borboletas no parque, onde foi realizado um levantamento das espécies que foram coletadas. Concluímos que a área do parque abriga uma boa quantidade de borboletas, e que o Basalto é de extrema importância para o município de Araraquara, assim deixando claro a importância da sua preservação. O trabalho pretende servir de base para futuras pesquisas, para alertar a necessidade do trabalho de educação ambiental”, explica Lisboa.

Ela, que realizou a coleta de borboletas juntamente com Nardy e um grupo de pessoas, comenta que, como o Parque do Basalto é, hoje, um espaço aberto ao público e uma área de conservação, “é de extrema necessidade saber quais seres habitam a fauna e flora, e quais as necessidades desses animais, para protegê-los da melhor forma e, principalmente, fazer com que os visitantes tenham essa educação e respeito com o local”.

Nardy, por sua vez, comenta que, “com a crescente da população humana, principalmente nas cidades, e o aumento das áreas urbanas, muitas áreas naturais têm se aproximado ou têm sido abraçadas pelas cidades”. “O conhecimento dessas áreas e a informação de quais espécies de fauna e flora ainda residem nesses lugares se torna de extrema importância”, reforça o orientador.
Dessa forma, segundo o docente, o conhecimento de espécies mais sensíveis, como anuros, lepidópteros e quirópteros, entre outros, como aranhas, libélulas e aves nesses locais, pode ser de grande auxílio na gestão da área e conservação da fauna em ambientes urbanos.

A coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, menciona que o TCC de Lisboa é fruto de uma parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Araraquara. “O Parque do Basalto ficou sob responsabilidade da Uniara por vinte anos e, durante esse período, a graduação desenvolveu muitos trabalhos no local. Hoje, administrado pela Prefeitura, foi transformado em unidade de conservação, a primeira do município, local propício para fins didáticos e pesquisa”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI