202402210156

Notícias

Docentes da Uniara publicam capítulo de livro sobre Aprendizagem Baseada em Projetos

Publicado em: 06/12/2023

O coordenador do curso de Administração, e a coordenadora Pedagógica do Núcleo de Ensino a Distância e a professora das graduações e do Mestrado em Educação da Universidade de Araraquara – Uniara, Eduardo Rois Morales Alves, Monica Pereira Pilon e Maria Betanea Platzer, respectivamente, publicaram um capítulo, intitulado “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma proposta de implementação no curso de Administração”, no livro “Aprendizagem Ativa experiências teórico-práticas no ensino superior”. O ebook do livro pode ser acessado pelo link https://ebook.vveditora.com/aprendativa.

Para Alves, “esse capítulo é um saldo muito positivo de um trabalho que iniciamos em 2019 e que vingamos para valer a partir do ano passado, que é a introdução de metodologias ativas nos cursos da Uniara e, no caso, aqui em particular, no de Administração”. “A Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP é uma metodologia interativa, que faz o aluno buscar o conhecimento de forma ativa. Essa experiência se resume nesse capítulo de livro, juntando uma implementação de metodologia bem sucedida com um trabalho acadêmico que pode servir também de exemplo ou como uma experiência válida para outros cursos de Administração”, relata.

Mônica conta que “o livro foi organizado principalmente por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal do Sul da Bahia e conta com diferentes experiências de aprendizagens ativas voltadas para o ensino superior”. “Além de contar com um prefácio super importante do professor José Moran, que é nossa referência na área. Eu, Eduardo e Betanea estreamos um capítulo do livro relatando a experiência de implementação da Aprendizagem Baseada em Projetos no curso de Administração. A ABP permite o desenvolvimento de competências importantes, como a criatividade, o pensamento crítico e a responsabilidade social, sendo uma importante metodologia trabalhada no ensino superior. No capítulo, levantamos um pouco da teoria e da estratégia de como foi o processo de implementação do projeto até o resultado final dessa primeira experiência”, explica.

“Fica o convite de leitura para os docentes, colegas da Uniara, que além do nosso capítulo também há outras experiências bastante interessantes voltadas para a docência no ensino superior”, ressalta ela, acrescentando que “no próximo semestre ministrará uma formação para os professores interessados em trabalhar com essa metadologia”.

Segundo Betanea, “participar da elaboração do capítulo do livro foi uma experiência valiosa e por várias razões”. “Entre elas, as reflexões sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos a partir de estudos da área e a possibilidade de escrever sobre a concretização da proposta no curso de Administração da Uniara. Também ressalto a importância do trabalho em equipe, que proporcionou a escrita do texto em parceria com a professora Mônica e o professor Eduardo. Aproveito para agradecê-los pelas partilhas e aprendizagens”, finaliza.

Informações sobre o curso de Administração da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI