202402210246

Notícias

Aluno de Engenharia Agronômica da Uniara desenvolve estudo envolvendo uso de resíduos agroindustriais e controle biológico

Publicado em: 07/11/2023

O estudante do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Antônio Marco José Machado, foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – FUNADESP pelo estudo “Uso de resíduos no desenvolvimento de meios de cultivo alternativos: desenvolvimento de formulações para aplicação no controle biológico”, orientado pelo professor Hernane da Silva Barud.

“Trata da utilização de resíduos agroindustriais provenientes da laranja para a produção de meio de cultivo de fungos entomopatogênicos e obtenção e caracterização físico-química de micropartículas, utilizando-se a secagem por pulverização - spray drying -, voltada ao microencapsulamento de fungos entomopatogênicos, empregando-se os biopolímeros como materiais de encapsulação, o que garante a viabilidade do fungo entomopatogênico”, explica Machado, mencionando que a pesquisa terá início em 2024.

Ele aponta que “o projeto contribui para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis na agricultura, destacando a relevância de técnicas de microencapsulamento e a importância da pesquisa e inovação na área de bioinseticidas e produtos de controle biológico”.

Barud, por sua vez, reforça que é um projeto voltado à área de controle biológico de pragas, “só que, no caso, utilizamos resíduo agroindustrial para o crescimento de fungos”. “O principal agente utilizado no controle biológico é o fungo entomopatogênico e, para os meios de cultivo para seu crescimento, basicamente usa-se arroz parboilizado”, contextualiza o orientador.

Em relação ao estudo, “temos pensado em tentar usar meio líquido, e uma ideia é usar resíduos agroindustriais”. “É nisso que se baseia o projeto do Antônio, que também tem envolvimento do nosso mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM, Jean Carlos Pereira Machado, e a participação fundamental de José Eduardo Marcondes, do Instituto Biológico”, finaliza o orientador.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI