202404290313

Notícias

Projeto Ciência na Escola, da Uniara, proporciona conhecimento por meio de projetos científicos práticos

Publicado em: 01/11/2023

Nesta terça-feira, dia 31 de outubro, o salão de eventos do Orfanato Renascer foi palco da quarta edição do projeto Ciência na Escola, promovido pela Universidade de Araraquara – Uniara. A feira de ciências contou com a participação de 55 projetos de alunos de diversas escolas da cidade e da região.

“Em relação a essa edição, já fica a vontade de fazer a próxima, pois ver essas crianças e o engajamento dos professores, e a maneira carinhosa com que nos atenderam nos estandes e explicaram seus projetos, foi emocionante. É muito gratificante ver o resultado das escolas, e que venham outras edições”, declara um dos organizadores do Ciência na Escola, André Capaldo Amaral.

Outra organizadora, Eliane Trovatti, conta que ficou feliz ao ver o que as crianças aprendem e a forma como conseguem transmitir o conhecimento adquirido. “É a felicidade que eles sentem ao passarem essas informações para nós. Eles querem mostrar que sabem, e acho que é isso que vai mudar o país lá na frente”, diz.

Uma das presentes no evento foi a Escola Estadual – EE Bento de Abreu, de Santa Lúcia. “Foi nosso segundo ano consecutivo. Participar da feira de ciências é sempre um privilégio. É muito importante o incentivo à ciência, e mostrar que nossas crianças, que estão à margem disso, são presentes e merecem essas oportunidades para demonstrarem a cultura e a ciência que produzem”, salienta o professor da escola, Guilherme Falcão Porto.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Rafael de Medina também participou pela segunda vez. “Em 2022, fomos contemplados em primeiro lugar na nossa categoria. Temos várias coisas a serem feitas, e procuramos participar principalmente dessas atividades práticas, para os alunos terem interação com outros estudantes e outras escolas, e aprenderem a socializar melhor. Então funciona como um estímulo, eles gostam”, afirma a professora Maria de Fátima Viana Braga.

Ao longo do dia, o público pode prestigiar os estandes e acompanhar as explanações sobre cada projeto exposto e, no final, todas as escolas participantes receberam medalhas impressas em impressora 3D. Em seguida, foram premiados cinco projetos, em diferentes áreas do conhecimento.

Na área de Ciências Exatas e da Terra, a EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá foi premiada pelo projeto “Da água para a tomada: como funciona uma hidrelétrica?”; na área de Biológicas e da Saúde, a EE Prof. Antônio dos Santos venceu com o projeto “Tecnologia e Saúde – Produção de Quadrinhos”; na área de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, levou o primeiro lugar o projeto “Raízes Culturais: Grafismo Indígena”, da EE Joaquim Pinto Machado Junior; já a EE Luzia de Abreu venceu com o projeto “Fotobiologia e o Cultivo Indoor de Plantas”, na área de Inovação e Empreendedorismo, e o projeto “Vaso Autoirrigável”, da EE Léa de Freitas Monteiro, ganhou na área de Engenharias e Ciências Agrárias.

O professor da EE Luzia de Abreu, Hermes Teixeira de Oliveira, menciona que foi a primeira participação da escola no evento. “Trabalhamos com projetos de iniciação científica, investigação científica e a escrita. Nosso objetivo é instigar nossos alunos a gostarem de ciência, então esse evento veio ‘pronto’ para nós. Resolvemos inscrever o projeto em que trabalhamos durante o ano, e sermos premiados foi melhor ainda”, alegra-se.

Para o aluno da EE, Giovani Adriano Corassari, “foi uma grande honra para nós, com a participação, e todos os projetos interessantes”. “Tenho muito a agradecer a todos e ao professor Hermes, que proporcionou esse projeto, que trata do cultivo indoor, o que abrange a biodiversidade, um assunto que está muito em alta hoje em dia. Aborda também a reciclagem e a preservação do meio ambiente”, finaliza.

A quarta edição do Ciência na Escola contou com a colaboração da Prefeitura Municipal de Araraquara, da Diretoria de Ensino do município, da Secretaria Estadual da Educação – regional Araraquara e do Centro de Tecnologia da Informação - CTI Renato Archer.

Mais detalhes sobre o evento estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola-2023. Informações sobre a Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI