202404241556

Notícias

Alunos de Odontologia da Uniara pesquisam satisfação de pacientes submetidos à harmonização orofacial

Publicado em: 26/10/2023

A aluna do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Letícia Faustino Lima, foi uma das contempladas com uma bolsa de iniciação científica da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – FUNADESP pelo estudo “Análise do grau de satisfação e o impacto na qualidade de vida de pacientes submetidos a procedimentos de harmonização orofacial”. O trabalho, que também conta com o estudante da graduação, Wagner Estrela Mattos, é orientado pela professora Pâmela Letícia dos Santos.

“O trabalho fala sobre o padrão de beleza imposto na sociedade e o quanto a população tenta se encaixar nesses padrões, mais especificamente quanto aos procedimentos de harmonização orofacial, que está muito em alta nos últimos anos. O estudo tende a analisar se a pessoa está satisfeita com os resultados e como isso irá impactar sua vida. O estudo contribuirá para o levantamento de dados sobre o bem-estar e a satisfação dos pacientes que procuram os procedimentos de harmonização orofacial”, explicam Lima e Mattos.

Santos afirma que os meios de comunicação e as redes sociais possuem uma influência relevante na opinião das pessoas em relação à estética facial, “algumas vezes não compatíveis com a realidade e gerando indivíduos esteticamente padronizados pela mídia”. “Esse fato acarreta baixa autoestima e insatisfação do indivíduo que não alcança esse padrão”, aponta a docente.

Com a popularização da harmonização orofacial, o número de procedimentos realizados aumentou bruscamente, de acordo com ela. “Isso favoreceu o desenvolvimento de novas técnicas e produtos oferecidos. Todavia, é importante ressaltar a individualização do tratamento, pois há divergência de percepções estéticas, sendo de extrema importância contemplar as necessidades reais do paciente para devolver a harmonia facial com naturalidade. Assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar a satisfação e o impacto na qualidade de vida dos pacientes submetidos à harmonização orofacial”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI