Publicado em: 16/06/2023
Nesta quinta-feira, dia 15 de junho, a egressa e ex-docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Aline Cristina Cintra Viveiro, que leciona no México há alguns anos, ministrou uma palestra sobre a terapia Vojta. A atividade, realizada na unidade I da instituição, fez parte das comemorações dos 25 anos da graduação.
“A terapia Vojta é um método de tratamento que foi iniciado em crianças com lesão cerebral – no caso, paralisia cerebral. Agora já é mais estudada e evoluída, de modo que o tratamento é para qualquer tipo de transtorno do movimento. Então, é uma terapia baseada na neurofisiologia, em que fazemos alguns pontos de estimulação no paciente, que ativam o que chamamos de padrões da locomoção humana”, inicia Viveiro.
De acordo com ela, “isso nos dá uma visão global do movimento”. “No momento em que faço a estimulação dos pontos, isso ativa a coluna, o movimento da cabeça, dos braços e das pernas. É indicado sempre de maneira precoce em crianças, mas também aplicado em adultos que têm uma sequela já bastante evidente. São padrões de locomoção que não existem somente nas pessoas com lesão: todos nós nascemos com isso, e quando temos alguma lesão cerebral, esses padrões não conseguem se manifestar”, explica.
Dessa maneira, “essa terapia pode ser aplicada em pessoas sem nenhum tipo de lesão cerebral e nessas pessoas que não podem manifestar a locomoção humana normal”.
Retornar à Uniara, agora como palestrante, foi bastante marcante para a professora. “Fiquei bastante emocionada porque fui aluna, terminei o curso em 2003, fiz especialização, depois fiz mestrado e doutorado na Espanha e surgiu a oportunidade de dar aula de fisioterapia no México. Foi aqui na Uniara que comecei tudo, ganhei o gosto por estudar fisioterapia neurológica, na clínica, atendendo os pacientes, com tudo o que meus professores ensinaram. Eles nos estimulavam muito”, relembra Viveiro.
Anos mais tarde, ela retornou, agora para lecionar na graduação. “Tudo isso aprendi aqui: o gosto pela profissão e também pela pesquisa. A experiência de começar a dar aula em uma universidade também foi aqui. Toda a minha carreira profissional começou na Uniara. Fiquei emocionada e um pouco nervosa porque tem muita história envolvida. Sou sempre agradecida pelo que aprendi, pela oportunidade de ter tido as portas abertas, por voltar, encontrar as pessoas, poder visitar e reviver tudo isso. Fiquei muito feliz”, declara Viveiro.
A professora do curso de Fisioterapia, Andréa Corrêa Carrascosa, conta que a convidada, em sua carreira acadêmica, “passou pela Espanha e hoje está no México, como coordenadora do curso lá”. “Sempre ficamos muito lisonjeados com a presença dela em Araraquara. A Aline veio ao Brasil para uma atualização profissional e volta para suas atividades no México em julho. Para nós, foi uma honra ter uma convidada que é uma egressa, deu aula conosco em 2012 e 2013, e agora retornou mais uma vez falando para nossos alunos”, finaliza.
Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI