202602222304

Notícias

Ciência na Escola, da Uniara, é sucesso e reúne mais de trezentas pessoas

Publicado em: 28/10/2022

Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, o Centro de Eventos de Araraquara e Região – CEAR foi palco da terceira edição do Projeto Ciência na Escola, promovido pela Universidade de Araraquara – Uniara, por meio da iniciativa de seu Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGB, e pela Secretaria de Educação de Araraquara. O projeto contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, do Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer, da Lupo e do Grupo EPTV. Após a cerimônia de abertura, o grupo Ciência em Show fez uma apresentação que atraiu a atenção dos presentes, e interagiu com todos.

O Ciência na Escola contou com 38 projetos científicos de diversas áreas do conhecimento, desenvolvidos por alunos dos ensinos fundamental e médio de dezesseis escolas, públicas e particulares, de Araraquara e região.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiani Neto, que representou o prefeito de Araraquara, Edinho Silva; o vereador Guilherme Bianco, representando a Câmara Municipal; a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos; a supervisora de ensino, Maria Lúcia Mendonça Costa, representando a Secretaria de Educação estadual, e o professor do PPGB, André Capaldo Amaral, representando o reitor da Uniara, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro.

“É muito importante estarmos nesse evento, exatamente por conta da importância da ciência. É na escola que a gente inicia um trabalho relativo à investigação científica, com isso, essa parceria é fundamental para a propagação da ciência entre as crianças”, comenta Costa.

Clélia ressalta a importância do evento. “A feira de ciência, melhor do que isso, toda a produção e a parceria de levar os docentes da Uniara para dentro das nossas escolas, atuando junto com nossos professores que trabalham com os alunos a produção científica, o despertar da curiosidade como produção científica de tentar entender um problema e buscar a solução para ele, e criar coisas que não se pensou que poderíamos criar, são de fundamental importância, especialmente para a escola pública. Não só porque é pública, mas porque atende a maioria dos nossos alunos e porque essa parceria da universidade conosco faz com que a escola fique melhor e que nossos professores despertem para novos conhecimentos e repliquem isso para dentro da escola, fortalecendo cada vez mais essa parte tão essencial que é a produção, o conhecimento e a busca do cidadão ativo na sociedade, fazendo com que a escola possa ser cada dia mais alicerçada na sua comunidade e ser melhor”, afirma.

Para ela, “o projeto todo do Ciência na Escola, desenvolvido pela Uniara, por meio do professor André, nosso parceiro com ‘P’ maiúsculo, é extremamente importante para nós, da rede pública”. “Desejo longa vida ao Ciência na Escola e que essa parceria perdure”, acrescenta a secretária de educação.
Para Neto, “o apoio da Uniara é fundamental nessa educação técnica nas escolas”. “O enfrentamento da pandemia nos mostrou como a ciência e a pesquisa são fundamentais no nosso dia a dia. A ciência na escola é a motivação para que nossas crianças e adolescentes sigam esse caminho e se tornem cientistas e pesquisadores. Mais do que isso, fortalece o processo educacional. Agradeço imensamente a todos os professores da universidade e também a todos da rede estadual e municipal, professores e professoras, educadores e colaboradores, que participaram da organização desse evento tão grandioso”, ressalta.

“Essa parceria da Uniara com a secretaria de ensino é um ato maravilhoso para disseminar a ciência nas escolas”, avalia Bianco.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Rafael de Medina venceu nas categorias “Ciências Exatas e da Terra” e “Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes” com os projetos “Álgebra e a Balança” e “Conhecendo a história por trás dos nomes das ruas de Araraquara”, respectivamente. Já a Escola Estadual Jardim Buscardi, de Matão, ganhou na categoria “Inovação e Empreendedorismo” com o projeto “Controle de frequência via RFID”. “A sustentabilidade nos automóveis”, da Escola Estadual Prof. Joaquim Pinto Machado Jr – Machadinho, venceu na categoria “Engenharias e Ciências Agrárias”, e a Escola Estadual Profª Léa de Freitas Monteiro levou o prêmio na categoria “Ciências Biológicas e da Saúde” com o projeto “Anatomania: Arte do Corpo Humano”.

Para uma das alunas premiadas, da escola Léa, Alice Becassi Terasso, “foi uma experiência inexplicável”. “Só de termos exposto o projeto já é algo que não esperávamos. É uma experiência de filme mesmo essa questão da feira de ciência. Estou no Léa desde o meu sexto ano e nunca pensei que chegaríamos ao ponto de participar de uma feira assim. A gente tem muito o que agradecer às professoras Raphaela Meneguini e Elizabet Piperopoulos, que sempre nos apoiaram e criaram projetos de eletiva muito legais. Esse projeto premiado começou como uma eletiva”, emociona-se.

A professora da escola Rafael de Medina, Maria de Fátima Viana Braga, conta que “concorremos com três projetos, e fomos premiados com dois deles”. “Estamos muito felizes, porque tentamos valorizar o potencial dos nossos alunos, dar oportunidade para eles saborearem essas vitórias e se imbuírem de mais vontade de estudar, mais comprometimento, e seguirem em frente, batalhando. São essas pequenas coisas que acho que podem fazer a diferença no futuro. Hoje eles estão ganhando um presente, um troféu que, talvez para muitos, não tenha muito significado, mas para eles têm. E para chegarem a troféus ainda melhores, é preciso que eles vão crescendo pouco a pouco, subindo os degraus. E hoje eles subiram mais um. Foi perfeito”, alegra-se.

Um dos organizadores do evento, Amaral relata que “essa edição superou nossas expectativas”. “Foi um evento realmente sensacional. Tivemos a presença de centenas de crianças e adolescentes, tanto na abertura quanto visitando e participando da feira. Essa oportunidade de interação desses alunos, mostrando o resultado de meses de pesquisas desenvolvidas na escola, com a motivação com que eles explicam os projetos, é algo extremamente satisfatório, assim como ver o quanto essa oportunidade da feira incentivou e motivou as crianças para se engajarem um pouco mais na ciência”, ressalta.

“Nós conseguimos atrair para a feira projetos em todas as áreas do conhecimento, e isso é muito importante para que as crianças tenham contato com áreas com as quais talvez não tenham tanta oportunidade. Que isso sirva de incentivo para que se engajem cada vez mais com o estudo, com a ciência e com o desenvolvimento de cada uma dessas áreas”, declara ele.

Para a professora e também organizadora da feira, Eliane Trovatti, “é uma felicidade muito grande receber todos esses projetos, porque a gente viu nascer cada um deles”. “São escolas de nível fundamental II e de ensino médio. A gente espera um projeto e, quando chega na feira, a gente se surpreende, porque é muito mais bonito, e a empolgação que eles têm e o conhecimento para apresentar esses projetos são algo muito satisfatório. Estou muito feliz e é muito gratificante participar. Vamos oferecer a iniciação científica junior para aqueles que tiverem interesse em continuar a realizar o projeto de pesquisa junto com a gente na Uniara”, finaliza.

Amaral homenageou a Prefeitura e a Secretaria de Educação entregando um troféu do evento, confeccionado em impressora tridimensional – 3D. As medalhas entregues aos alunos participantes também foram feitas em impressoras 3D.

O Ciência na Escola, que teve início em 2019, é organizado, além de Amaral e Trovatti, pelos professores Creusa Sayuri Tahara Amaral, Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro, Flávia Aparecida Resende Nogueira, Luís Henrique Montrezor, Mônica Rosas da Costa Iemma, Teresa Kazuko Muraoka e Wilton Rogério Lustri.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI