202404200207

Notícias

Alunas de Administração da Uniara analisam, em TCC, vantagens e desvantagens do home office

Publicado em: 27/01/2022

As estudantes da graduação de Administração presencial da Universidade de Araraquara – Uniara, Natalia Helena de Jesus e Luiza Helena Vieira Theodoro, apresentaram o estudo “As vantagens e desvantagens do home office - Estudo de caso em uma empresa de Tecnologia da Informação” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientado pela professora Larissa Carmelengo Dias Gomes.

“Segundo conteúdo apresentado pela literatura, o home office já era uma modalidade de trabalho existente e, por conta da pandemia, tornou-se mais comum. A pesquisa nos permite concluir que o home office, quando bem programado e dentro de todas as conformidades, causa efeitos positivos na vida dos colaboradores. As vantagens atribuídas beneficiam tanto eles quanto a empresa, e as desvantagens podem ser corrigidas de várias formas. Atualmente, podemos contar com diferentes opções, tecnológicas ou não, para se combater as dificuldades e potencializar os benefícios do home office”, aponta Jesus, em nome da dupla.

Ela comenta que, com o início da pandemia, o home office tornou-se um dos temas mais comentados, “por ser uma alternativa capaz de garantir a sobrevivência de muitas empresas”. “Causou um impacto positivo no mercado e apresenta tendência de permanência na maioria das companhias, mesmo após uma futura volta à normalidade”, destaca a aluna.

Com a pesquisa, aplicada em uma empresa multinacional da área de Tecnologia da Informação - TI, ficaram mais claros, de acordo com Jesus, os fatores positivos e negativos do home office, e as soluções inovadoras que podem ser implementadas em diversas empresas, “promovendo resultados incríveis, além de proporcionar aos trabalhadores que atuam nessa modalidade, mais conhecimento sobre os seus direitos e os cuidados que devem ser tomados para preservarem sua saúde”.

Gomes destaca que o estudo de Jesus e Theodoro “trouxe uma visão sobre a forma de trabalho mais comentada nos últimos dois anos”. “O TCC abordou suas vantagens e desvantagens, com uma análise da literatura e da legislação. Além disso, o trabalho foi aplicado em uma empresa de TI, um dos setores que mais utilizam essa forma de trabalho. Com certeza, esse TCC será transformado em artigo para poder contribuir com futuras pesquisas sobre esse tema, ainda novo”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o curso de Administração presencial da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI