202404182040

Notícias

Com libélulas como indicadoras, aluno da Uniara pesquisa qualidade ambiental do Parque do Basalto

Publicado em: 14/01/2022

“Caracterização da Assembleia de Odonatofauna e Sua Relação Bioindicadora de Qualidade Ambiental do Parque Ecológico Basalto no Município de Araraquara-SP” é o tema do estudo do aluno da graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Luiz Fernando Galvão de Moura Junior, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sob orientação do professor Olavo Nardy.

Moura Junior conta que o objetivo da pesquisa, que envolveu libélulas (odonatofauna), foi reconhecer a biodiversidade e sua importância em unidades de conservação de Araraquara, “revelando populações de espécimes indicadoras de qualidade ambiental”. Ele acrescenta que a relevância social do trabalho está em “conscientizar sobre a conservação e preservação do meio ambiente em aspectos sociais e culturais, o que desenvolve a educação ambiental para todos”.

Nardy menciona que o estudo foi realizado no Parque do Basalto por ter sido transformado em unidade de conservação. “Nesse contexto, vai precisar de um plano de manejo, que precisa ter um diagnóstico de fauna e flora. Então, começamos esse trabalho”, explica o orientador, revelando que, atualmente, são realizados outros três, além do de Mauro Junior.

Portanto, estão em andamento um trabalho com aracnídeos, um com anfíbios anuros – sapos, pererecas e rãs – e um com borboletas, de acordo com ele. “Temos autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio para fazermos essas coletas e, para os próximos anos, também queremos dar andamento em relação a outros grupos de animais, como répteis – cobras, lagartos etc. – e mamíferos, que sempre são um diagnóstico importante, e outro que envolve a flora”, diz Nardy.

Ele aproveita para dizer que existe outro grupo já trabalhando com educação ambiental no Parque, com o professor Adriano Marques Gonçalves, “e a ideia também é auxiliar o município na parte de políticas públicas”. “A intenção, com esses trabalhos, juntamente com outros que estão em andamento na zona rural, é conseguirmos ter uma visualização geral ampla de Araraquara e o status de conservação das espécies dos organismos”, finaliza o orientador.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI