202404241634

Notícias

Aluno de Biologia da Uniara aborda, em TCC, a avifauna em corredores de integração ecológica

Publicado em: 12/01/2022

O estudo “Ocorrência de avifauna em corredores de integração ecológica – CIECOS em Araraquara-SP” foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC pelo aluno da graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ericles de Castro, orientado pelo professor Olavo Nardy.

“O trabalho consiste em usar a observação de aves em corredores de integração ecológica - CIECOS, com o objetivo de avaliar se há efetividade neles, segundo o que é proposto, que basicamente é ampliar as áreas de preservação ambiental, conectá-las e fornecer uma amplitude para as espécies de animais”, explica Castro.

Ele aponta que “é conclusivo que há uma efetividade grande, já que, ao usar o número de espécies observadas para se obter dados estatísticos, foi observado, em um gráfico, que há uma diversidade alta, do ponto de vista ecológico”. “Se partimos do pressuposto de que a qualidade de vida está diretamente atrelada a uma sociedade ambientalmente saudável, o trabalho tem uma relevância alta, pois a diversidade de aves afeta diretamente a população de espécies vegetais, já que, como se sabe, muitas delas usam esses animais como agentes dispersores. No mais, existem várias aves que podem ser utilizadas como biomarcadores de qualidade do ambiente”, menciona Castro.

Nardy conta que existe um projeto para se verificar os CIECOS no Plano Diretor do município. “O aluno fez uma pesquisa bem preliminar para começarmos a analisar isso, visto que esses CIECOS têm a importância de fazerem a integração da fauna urbana com as faunas periurbana e rural. Então nossa ideia é começarmos a avaliar a eficiência desses lugares e a auxiliar no levantamento de dados para as políticas públicas, dentro desse contexto do Planto Diretor. No caso, o trabalho foi com aves, e a ideia é, nos próximos anos, que outros alunos trabalhem diferentes grupos de animais”, finaliza o orientador.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI