202404190924

Notícias

Uniara oferece curso de Cinema a distância, no formato premium

Publicado em: 08/12/2021

A Universidade de Araraquara – Uniara lança o curso de Cinema a distância, no formato premium, modalidade composta por aulas ao vivo e interação aluno-professor em tempo real. O coordenador da graduação, Guilherme Augusto Bonini, dá detalhes sobre a novidade oferecida pela instituição.

“Cinema e audiovisual são um campo muito amplo e rico em conhecimento, que abrange as mais variadas linguagens artísticas e envolve os mais diversos setores de mercado, sendo um dos que mais fomenta a economia mundial. O curso a distância premium surge para proporcionar aos interessados o ingresso no mercado audiovisual e cinematográfico, a fim de dar voz à diversidade artística e expandir a cultura no mundo”, inicia Bonini.

Ele conta que, na graduação, o aluno vai explorar os principais campos do setor, tendo como base principal o aprofundamento em roteiro, “o que permite vivenciar experiências para o preparo e ingresso no mercado de trabalho”. “O curso oferece e explora a linguagem cinematográfica em teoria, técnica nos campos de produção, direção de fotografia, direção de arte, montagem e direção nos mais variados gêneros, como ficção, documentário, série, animação e games, encorajando o aluno ao desenvolvimento de projetos autorais”, destaca.

Durante todo o curso, o aluno vivenciará e atuará elaborando projetos teóricos e práticos, de acordo com o coordenador. “Inicialmente, o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC consistirá em duas fases. Na primeira, o estudante realizará um artigo científico, objetivando contribuir para o desenvolvimento da área acadêmica e científica do cinema. O trabalho deverá estar relacionado a uma das linhas de pesquisa da graduação: ‘Cinema Regional e Especializado’; ‘Novos ambientes comunicacionais e produção audiovisual’, e ‘Comunicação midiática na contemporaneidade’”, relata.

Na segunda etapa do TCC, o graduando realizará um projeto experimental, “com o objetivo de apresentar as habilidades e competências profissionais adquiridas durante o curso”. “As modalidades aceitas para a produção dos projetos experimentais envolvem roteiro de filmes, documentários e séries, produção de curta-metragem, piloto de série e outros produtos audiovisuais específicos por demanda de mercado”, detalha Bonini.

Ele salienta que o cinema é uma indústria que move a economia. “São mais de 25 bilhões ao ano e, apesar de a pandemia ter afetado a cadeia de exibição e produção, o streaming cresceu. Em 2021, o setor já retomou as atividades e está em ascensão, e os formatos variados em janelas digitais movimentam a produção, o que permite cada vez mais espaços para produtos diversos, um campo econômico muito promissor”, diz.

Aprender sobre cinema, à distância e no formato premium, é vantajoso, em sua opinião. “A tecnologia, hoje, permite um engajamento cultural expansivo em conhecimento, possibilitando partilhar conexões com o mundo todo. A experiência de ensino online tem uma série de vantagens como flexibilidade de acesso, atualização de conteúdo e redução de custos. Por meio da tecnologia, permite, de maneira remota, uma ação mais direta entre professor e aluno, de forma objetiva e pontual, e reforça a autodisciplina com a dedicação à prática de atividades no meio digital. Isso propicia uma atualização gradual e permite um acompanhamento mundial do mercado”, afirma Bonini.

O coordenador acrescenta que esse formato “destaca o aprofundamento no processo de elaboração do roteiro, o que permite ao estudante vivenciar experiências como a sala de roteiristas, a formatação de projeto para venda e a realização de Pitchings”. “Além disso, a graduação também propõe explorar a inclusão social no desenvolvimento de projetos autorais”, ressalta.

Mais informações sobre o curso de Cinema a distância da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cursos/ead/graduacao/cinema ou pelo telefone 0800 55 65 88.


Estreia de curta-metragem

Bonini é o diretor do curta “Lágrima Negra em Pele de Loba”, cuja estreia será realizada gratuitamente nesta quinta-feira, dia 9 de dezembro, a partir das 20h, em formato online, via Vimeo.

“A história revela a transformação de uma mulher que vive uma dualidade entre um aprisionamento social interno e a liberdade artística externa. Seus conflitos são expressos por meio do corpo e da mente, em uma transgressão entre a fantasia e realidade”, resume o coordenador.

Ele informa que, após a exibição, a equipe da produção estará ao vivo para um bate-papo com os espectadores.

Mais detalhes sobre a estreia estão disponíveis no link https://bit.ly/3EC9FFf.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI