202404242016

Notícias

Aluna de Pedagogia a distância da Uniara apresenta trabalho no XVI CIC da universidade

Publicado em: 24/11/2021

A estudante do curso de Pedagogia a distância da Universidade de Araraquara – Uniara, Núbia Maria Julianetti, apresenta o trabalho “Acessibilidade linguística para o surdo no ensino remoto” no XVI Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, a partir das 19h. O evento será realizado online, com transmissão pelo Google Meet - https://bit.ly/3E1yycQ. O estudo é orientado pela professora Adriana do Carmo Bellotti.

“O projeto trata das dificuldades que o surdo teve em meio a essa pandemia de coronavírus – Covid-19 em sala de aula, como conseguiu acompanhar as aulas e se foi prejudicado. A pesquisa está em andamento”, explica Núbia.

Adriana comenta que o estudo “visa a promover uma reflexão sobre a acessibilidade linguística ao conhecimento escolar pelo aluno surdo no ensino remoto neste cenário de pandemia, visto que ele sofreu um impacto significativo diante da abrupta interrupção do ensino presencial e da dificuldade de uma sistemática educacional que pudesse responder às suas demandas linguísticas”. “Além disso, salienta-se a importância de fomentar outras pesquisas na área da educação de surdos no ensino remoto, a fim de garantir a esses estudantes o seu direito de acessibilidade aos conhecimentos escolares na sua língua materna, a Linguagem Brasileira de Sinais – Libras”, destaca.

A coordenadora da graduação, Mônica Pereira, coloca que o trabalho ressalta a importância da sensibilidade. “É muito importante para a formação de professores. Temos uma disciplina de Libras no curso, com a professora Adriana, que é intérprete de Libras extremamente competente. Também existe o incentivo do curso à iniciação científica. Agradeço à Adriana e parabenizo a Núbia por todo o esforço e a dedicação no desenvolvimento desse trabalho”, finaliza.

XVI CIC da Uniara

O evento, online e gratuito, teve início na última segunda-feira, dia 22 de novembro, e será realizado até esta sexta-feira, dia 26. Os ouvintes podem se inscrever até o último dia de atividades pelo endereço www.uniara.com.br/cic, onde está disponível a programação completa.

Informações sobre o curso de Pedagogia a distância da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ead ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI