202404191228

Notícias

Alunas da Uniara estudam a propagação do coronavírus por meio da transmissão vertical materno-neonatal

Publicado em: 24/11/2021

As alunas do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Vitória Fernandes Santos e Maria Luiza Mancini, apresentaram o estudo “Análise da propagação do coronavírus através da transmissão vertical materno-neonatal” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sob orientação da professora Christiane Lanatovitz Prado Medeiros.

A docente destaca que “é um tema atual, e ainda há poucos estudos nesse sentido”. “É um TCC interessante, que mostra se há transmissão vertical, as circunstâncias nas quais ela acontece e quais seriam as consequências para o bebê”, resume.

Vitória conta que o estudo teve como o objetivo analisar a possibilidade da transmissão vertical de mãe para feto durante a gestação e nascimento, “tanto pelas vias de parto natural quanto cesáreo, e suas consequências, caso fosse comprovada a transmissão do vírus”. “Chegamos à conclusão de que ainda não há estudos que comprovem a transmissão vertical em nenhuma das vias de parto, porém, em casos nos quais a gestante estava com sintomas graves da doença, houve algumas complicações e, em apenas um caso, o neonato testou positivo após dezesseis horas do nascimento. Também concluímos que aconteceram alguns partos prematuros por conta do estresse que a pandemia acarretou às gestantes”, explica a estudante, em nome da dupla.

Ela comenta que “a relevância do nosso estudo está em obter mais informações sobre essa nova doença, na tentativa de tranquilizar as gestantes que, até então, não tinham muitas informações sobre o que o vírus pode causar aos seus bebês, além de agregar dados científicos para possíveis tratamentos e condutas de profissionais multidisciplinares, em especial à fisioterapia, em casos de prematuridade”. “Mas ainda assim, necessitamos de mais estudos para esclarecimento do assunto”, finaliza Vitória.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI