202404252230

Notícias

Aluna da Uniara recebe menção honrosa por trabalho apresentado na XIII Jornada de Odontologia da Unisagrado

Publicado em: 22/10/2021

A estudante do quarto ano do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriela Galvanin Alves Sousa, recebeu menção honrosa pelo melhor trabalho de categoria oral apresentado na área de cirurgia e implantodontia, na XIII Jornada de Odontologia da Unisagrado, online, realizada nos dias 19 e 20 de outubro. O vídeo com o resultado pode ser conferido no link https://bit.ly/3CdI5wU - a menção honrosa da aluna é anunciada a partir de 1:35’02’’.

O estudo, intitulado “Biópsia incisional associada à descompressão para tratamento de tumor queratocisto odontogênico - Relato de caso”, foi orientado pelo professor Luiz Antônio Borelli Barros Filho. “Apresentei esse trabalho, no qual tive a honra de acompanhar a cirurgia e o pós-operatório do paciente, juntamente com a colaboração do professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp de Araraquara, Luiz Antônio Borelli Barros, e o professor do Centro Universitário Sudoeste Paulista, de Avaré, Bruno Gomes Duarte”, conta Gabriela.

Ela explica que o tumor queratocisto odontogênico é uma neoplasia benigna localizada geralmente em região posterior de mandíbula. “Tem caráter agressivo e invasivo, e ocasiona um aumento de volume na região afetada, sendo descoberto em exames de rotina. Discorremos, nesse trabalho, sobre uma das técnicas de tratamento, onde realizamos uma punção aspirativa associada a uma biópsia incisional, instalando um dispositivo de dreno para ir descomprimindo a lesão. Isso mostrou a eficácia da técnica e também que é um tratamento viável, seguro e eficaz, que pode preservar dentes, espaços aéreos e outras estruturas nobres da cavidade oral do paciente, o que demonstra também a importância de consultar regularmente seu cirurgião-dentista, já que é um tumor descoberto em exames de rotina”, destaca.

O estudo, segundo Gabriela, tem como importância demonstrar à população que as consultas periódicas com o cirurgião dentista são muito importantes. “Possibilitam diagnosticar achados clínicos como esses - lesões císticas e tumores - em simples exames radiográficos e, além disso, demonstrar uma técnica de tratamento capaz de preservar estruturas importantes da cavidade do paciente”, detalha.

Para a estudante, a menção honrosa recebida “representa um misto de emoções, de estar finalizando mais um ciclo, ou seja, o curso de Odontologia, de ver que é possível realizar um sonho, e de que estou cercada por pessoas boas e que acreditam no meu esforço e potencial”. “Quando você persevera, se esforça e se dedica, a recompensa vem. Estou muito feliz com mais essa menção, que mostra que estou no caminho certo e, além disso, me dá ânimo para continuar perseverando”, declara.

Barros Filho reforça que a relevância do trabalho apresentado por Gabriela “diz respeito à importância das consultas periódicas ao cirurgião dentista”. “Algumas alterações, muitas vezes desconhecidas pelo paciente, como por exemplo cistos e tumores, podem ser diagnosticadas com um simples exame radiográfico de rotina, no caso, uma radiografia panorâmica, sendo essas lesões assintomáticas na maioria das vezes”, finaliza.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI