[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 24/09/2021
Por meio do projeto Parceiros da Escola, o curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara recebeu alunos do Colégio Objetivo nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, na unidade I da universidade. Na ocasião, os estudantes acompanharam aulas relacionadas a assuntos variados da área, ministradas pelos terceiranistas da graduação, Matheus Heiderich Moreno, João Vitor Zaccaro Valala e Daniel Costa de Carvalho.
“As turmas foram divididas e ficaram no Laboratório de Biologia e no de Química, sendo que, no de Biologia, explanei sobre células animais e vegetais. Fizemos um experimento chamado escarificação da mucosa, no qual obtivemos células animais de nossas bochechas. Selecionei poucos alunos, por conta da pandemia, ensinei-os a fazer o procedimento, coletamos as células, e as coramos, colocamos o material no microscópio, focamos e eles conseguiram observar”, relata Moreno.
Ele conta que Valala preparou uma lâmina com células vegetais para visualização no microscópio. “Conseguimos ver os cloroplastos, a clorofila, que é o pigmento, e até mesmo um estômato, que não é tão simples de se ver. Já no Laboratório de Química, onde o conteúdo ministrado foi sobre zoologia, fiquei com a parte dos equinodermos e falei sobre os grupos existentes e suas diferenças”, resume Moreno.
Valala explanou sobre evolução. “Abordei as diferenças das espécies, comparei algumas delas e provei que nenhuma é mais evoluída do que a outra: sempre estamos no mesmo patamar, com cada uma evoluindo da maneira que precisa acontecer”, diz.
Já Carvalho ficou responsável por falar sobre serpentes e anfíbios, “para mostrar a importância ecológica que esses grupos têm no nosso meio”. “Desmistifiquei alguns pontos, falei sobre a importância de cada um, o ciclo de vida dos anfíbios e interesses que as pessoas têm por serpentes. Dei o exemplo da jararaca, mencionando que seu veneno é utilizado para a síntese de um remédio para a pressão, e outros exemplos da importância que esses animais têm para nossas vidas, com a intenção de conscientizar as pessoas a respeito desses animais”, salienta.
Parceiros da Escola
“O projeto tem como objetivo fazer parcerias com escolas para trabalhar gratuitamente temas relacionados à biologia que, muitas vezes, essas instituições não possuem infraestrutura ou material adequados para desenvolverem com os seus alunos. Como oferecemos a opção de licenciatura no curso de Biologia da Uniara, além do bacharelado, essas parcerias fazem os nossos estudantes colocarem em prática a docência: eles aprendem a planejar e a ministrar as aulas”, destaca a coordenadora do curso, Teresa Kazuko Muraoka.
Ela finaliza informando que as escolas que tiverem interesse no Parceiros da Escola podem entrar em contato pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo WhatsApp (16) 98216-7875.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI