202403290850

Notícias

Aluna de Medicina da Uniara pesquisa biotinta oriunda de resíduos de fonte vegetal para bioimpressão

Publicado em: 15/09/2021

A estudante do sétimo semestre do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Giulia Stella Di Michele, foi contemplada com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/CNPq da universidade pela pesquisa “Formulação de biotinta de pectina e nanocristais de celulose (NCC) a partir de resíduos de fonte vegetal para a bioimpressão de estrutura cartilaginosa”, que é desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara e orientada pelo professor Rodrigo Alvarenga Rezende e coorientada pela docente Alessandra Dametto.

“O projeto está inserido no contexto da biotecnologia e da medicina regenerativa, com o desenvolvimento de biomateriais para a aplicação na biompressão 3D. Atualmente, existe uma extensa lista de pacientes aguardando por tecidos e órgãos para transplantes, e essa fila cresce continuamente, dada a escassez de doadores. A bioimpressão 3D tem sido alvo de diversos estudos voltados ao desenvolvimento de soluções tridimensionais que possam biofabricar tecidos e órgãos. Para isso, biotintas são projetadas e otimizadas para desempenharem vários papéis, desde proteção mecânica às células até o fornecimento de fatores bioquímicos para o desenvolvimento do novo tecido”, explica Giulia.

Ela conta que as biotintas são compostas basicamente pelo par hidrogel e célula. “Nesse projeto, serão estudados dois biomateriais – a pectina e a nanocelulose - extraídos de resíduos de uma fonte vegetal para a composição do hidrogel que, posteriormente, será a base para a bioimpressão de tecidos cartilaginosos para a reconstituição, por exemplo, de menisco e traqueia. O estudo está em fase inicial. Em breve os materiais estarão disponíveis para o início das caracterizações laboratoriais e testes de ‘printabilidade’”, detalha.

O estudo possui dois aspectos que devem ser destacados, de acordo com a aluna. “Primeiramente, um apelo ambiental, em que se faz uso de material vegetal que é simplesmente descartado pela indústria, o que caracteriza esse projeto como um desenvolvimento ‘verde’; em segundo, a aplicação à área da saúde, o que, no futuro, trará benefícios à sociedade, principalmente a pessoas enfermas”, destaca Giulia.

Rezende comenta que o trabalho de sua orientanda está inserido no contexto da interdisciplinaridade, “pois parte do uso de materiais de fonte vegetal para a constituição de insumos de valor e tecnologia agregados para uso na área de saúde”. “Diversas disciplinas, como de materiais, nanotecnologia, tecnologia da informação e processo automatizado de fabricação, dentre várias outras, podem ser destacadas no estudo”, aponta o docente.

Ele aproveita para contar que, dentro de sua linha de pesquisa, “há outros alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado que compõem a equipe e que, na soma de esforços, visam ao desenvolvimento da biofabricação e da medicina regenerativa”. “Inclusive, haverá interseção entre o trabalho da Giulia com outros alunos, sob minha orientação, do grupo de Biofabricação da Uniara”, revela Rezende, mencionando que o projeto da estudante é realizado em parceria com as startups BioSmartNano e Natcrom.

Alessandra finaliza dizendo que “é importante destacar que esse projeto está inserido no conceito de economia circular, pois utiliza o resíduo da manga gerado pelas indústrias de suco para a obtenção de pectina e celulose, que serão utilizadas como matérias-primas para a obtenção das biotintas”.

Informações sobre o curso de Medicina e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI