202404261921

Notícias

Aluna da Medicina Veterinária da Uniara estuda miopatia do músculo peitoral de frangos de corte

Publicado em: 13/09/2021

“Análise histomorfométrica do músculo peitoral de frangos de corte da linhagem COBB acometidos pela miopatia peito de madeira” é o título do estudo da aluna do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara, Nathalia Luisa Carregari Benelli, que foi contemplada com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da universidade. O trabalho é orientado pela professora Ana Carolina da Silva.

“A miopatia é uma alteração na musculatura do peito do frango que gera um endurecimento da carne, o que diminui sua qualidade e a aceitação pelo mercado consumidor. A relevância é mais econômica do que social, pois com a presença da lesão, a carne acaba condenada, o que gera prejuízos ao produtor que, de forma indireta, também é responsável pelo aumento do preço da carne do frango”, explica Nathalia.

Ela comenta que, “diante do cenário de crise econômica causado pela crise de saúde pública e política, a carne bovina teve aumento enorme e muitas famílias encontraram na carne de frango uma opção de proteína de qualidade e mais acessível, então, qualquer coisa que interfira no preço acaba interferindo no prato do brasileiro”. “Vale a pena lembrar que a cadeia produtiva de frango, como de qualquer produto de origem animal, tem como objetivo um produto seguro e de ótima qualidade”, ressalta.

O estudo está em andamento, de acordo com a aluna. “Já foram realizadas as coletas das amostras que serão utilizadas na confecção de lâminas coradas para análise histomorfométrica que, por sua vez, também já estão sendo confeccionadas. Ainda não obtivemos conclusões, mas em breve teremos mais informações. É importante salientar que o projeto é realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho - Unesp de Jaboticabal, com o apoio da professora Lizandra Amoroso, que é a coorientadora do projeto”, detalha Nathalia.

Ana Carolina menciona que o trabalho de sua orientanda contempla o conteúdo abordado em disciplinas como Histologia e Patologia, “o que possibilita a aplicação do que foi aprendido durante a graduação na pesquisa, além de permitir o melhor entendimento das miopatias na criação de aves, desde o impacto na saúde do animal e a melhor compreensão da fisiopatogenia, até a caracterização da lesão nesses animais”.

A partir desses resultados, segundo a docente, será possível a elaboração de ações para diminuir o impacto econômico das miopatias na avicultura “que, hoje, representa um dos alicerces da produção agropecuária do Brasil, visto que nosso país é o terceiro maior produtor e maior exportador de carne de frango do mundo”.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI