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Aluna do Mestrado em Educação da Uniara apresenta trabalhos em eventos acadêmicos

Publicado em: 02/09/2021

Em agosto, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação - Mestrado em Educação – da Universidade de Araraquara – Uniara, Mônica Menin Martins, apresentou, remotamente, trabalhos em dois eventos acadêmicos nacionais. Ambos os estudos foram orientados pela professora Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone.

A pesquisa “Professor, monitor e aluno com deficiência intelectual: interações necessárias” foi apresentada no V Congresso Brasileiro de Alfabetização: Políticas, Práticas e Resistências – CONBALF, realizado entre os dias 18 e 20 de agosto. O resumo expandido foi publicado na revista da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc e pode ser visualizado e baixado gratuitamente no link https://bit.ly/2VaBRxj.

Já o estudo “As interações entre professor e aluno com deficiência intelectual” foi apresentado no VII e VIII Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – SEPEMO, promovido entre os dias 26 e 28, no Ceará, e também teve seu resumo expandido publicado, dessa vez na revista Ensino em Perspectivas – EnPe, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e também pode ser baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/3zHo9Rt.

“Os dois trabalhos apresentados são sobre a mesma pesquisa, que trata das interações entre o professor das séries iniciais do ensino fundamental, o aluno com deficiência intelectual e o monitor que acompanha esse aluno. Por conta da pandemia, foi feita por meio de formulário digital, um específico para professor e outro para o monitor, a fim de levantar dados sobre como veem seus papéis no processo de ensino e aprendizagem do aluno, e quais as suas formações, necessidades e anseios”, explica Mônica.

Ela conta que os resultados, parciais, “apontam que os monitores são figuras importantes para auxiliarem o trabalho do professor com o aluno com deficiência intelectual, embora esses monitores não tenham formação pedagógica”. “Os professores sentem que precisam de mais apoio técnico para poderem desenvolver um trabalho que produza resultados com esses alunos, pois nem todos têm formação na área de Educação Especial. Também citam as salas numerosas e o currículo muito amplo como impeditivos de um acompanhamento mais próximo do aluno com deficiência”, detalha.

O assunto é relevante, “pois a inclusão passou a fazer parte da escola regular há pouco tempo, sendo orientada na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, e efetivada a partir de 2001”. “Ainda hoje, há obstáculos de várias ordens para que seja concretizada e tenha resultados. O currículo do curso de Pedagogia, por exemplo, teve sua reformulação a partir de 2006, contemplando a Educação Especial. Portanto, encontramos professores atuando que não tiveram formação para a inclusão. É necessário favorecer momentos de reflexões do docente e do monitor sobre suas funções, e contemplar a formação em trabalho desses profissionais para um melhor resultado da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual”, observa Mônica.

Maria Lúcia destaca que “estudos como o que está sendo desenvolvido pela aluna, investigando as interações entre professores, monitores e alunos com deficiência intelectual em salas de aula regulares, são relevantes para fortalecer o processo de inclusão escolar, tão necessário para a nossa sociedade”.

Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo e-mail mestradoeducacao@uniara.com.br ou pelos telefones (16) 3301-7341 e (16) 99646-4098.

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