202403291050

Notícias

Representatividade da mulher na propaganda é tema de novo podcast do curso de Publicidade da Uniara

Publicado em: 30/08/2021

O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de sua revista eletrônica “CMIQuê?”, disponibilizou o podcast “A representatividade da mulher na propaganda”. Os interessados podem ouvir o PPCast, como é chamado, pelo link https://spoti.fi/2XYyxGz.

“Quisemos mostrar um pouco da mudança e do avanço que as mulheres estão tendo na área, mesmo que devagar, em relação ao que era antes. Abordamos as propagandas antigas, principalmente das décadas de quarenta, cinquenta e sessenta, nas quais a mulher, basicamente, era tratada como uma serviçal do homem: ficava em casa, não trabalhava fora e tinha que fazer todas as suas vontades. Havia propagandas que mostravam a mulher calçando o sapato do homem, acendendo seu cigarro e preparando a comida, enquanto ele esperava ser servido etc. Eram situações preconceituosas e machistas”, comenta o professor responsável pela “CMIQuê?”, Gabriel Arroyo.

No PPCast, também foram abordados os comerciais de cerveja, de acordo com ele. “A maioria não trabalha mais a mulher como um objeto, evidenciando o corpo ou com conotações sexuais. Tem o caso de uma marca, que é a única que continua a fazer isso e responde a uma série de processos. Também existe a questão das mulheres no cinema: hoje, em pouquíssimos filmes elas são protagonistas, e poucas ganham o Oscar. São colocadas evidenciando a sedução de seus corpos, e isso fica mais em primeiro plano do que outras qualidades que elas têm. Isso também é passado por meio das novelas”, aponta.

Arroyo detalha que “fizemos uma amostragem das mudanças que ocorreram e como as mulheres evidenciaram isso no seu trabalho, graças à força das feministas, que buscam seus direitos”. “Na propaganda, um fato bem interessante é que há um grupo de publicitárias que criou a ‘More Girls’, uma plataforma digital na qual elas colocam seus trabalhos para outras terem acesso ou para serem contratadas. As mulheres são cerca de 20% nos departamentos de criação, e cerca de 60% das consumidoras não se identificam com as campanhas porque foram criadas por homens. Há uma necessidade de se ter mais mulheres nos departamentos de criação. É uma mudança que está ocorrendo lentamente, mas está acontecendo”, finaliza.

Informações sobre a “CMIQuê?” podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cmique ou pelo e-mail cmique@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI