202404250335

Notícias

Alunas de Nutrição da Uniara desenvolvem pesquisas a partir de projeto da USP

Publicado em: 12/07/2021

As estudantes do terceiro ano do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Amanda Malavolta e Geovana Roca, desenvolverão, cada uma, estudos a partir do projeto “Adiposidade no binômio mãe/recém-nascido: estudo coorte prospectivo”, de autoria da professora da Universidade de São Paulo – USP, Patricia Rondó.

“O projeto coorte ‘Adiposidade...’ é realizado em Araraquara, porém, devido à pandemia de coronavírus – Covid-19, houve uma interrupção no trabalho e, recentemente em contato novamente com Patricia, ela nos solicitou indicação de estudantes que se interessavam por realizarem iniciação científica. Assim, as duas alunas foram selecionadas, e foram solicitadas duas bolsas. Estamos aguardando o resultado”, conta Rita.

A pesquisa que Amanda desenvolverá, também de autoria de Patricia, é intitulada “Concentrações de apolipoproteína-B em mulheres no primeiro trimestre da gestação” e será orientada por Rita. “Esse estudo transversal e descritivo parte do estudo maior - ‘Adiposidade...’ -, do tipo coorte prospectivo de base populacional, e visa a avaliar as concentrações de apo-B em mulheres no primeiro trimestre da gestação, e o consumo alimentar. Esse projeto dará origem ao Trabalho de Conclusão de Curso - TCC da Amanda”, revela Rita.

Já a pesquisa de Giovana, também de autoria de Patricia, que orientará o trabalho, tem como título “Composição corporal do feto no terceiro trimestre da gestação”. “Nele, propõe-se um estudo transversal e descritivo, também ligado ao estudo maior, do tipo coorte prospectivo de base populacional, que visa a avaliar a composição corporal do feto no terceiro trimestre da gestação”, detalha Rita.

Ela aproveita para destacar que as relações entre o curso de Nutrição da Uniara e Patricia já rendeu bons frutos. “Em 2018, a graduação foi convidada a fazer parceria com a professora Patricia, o que deu origem ao trabalho ‘Avaliação do consumo alimentar de gorduras saturadas, colesterol e lipídios totais de gestantes’, que foi orientado por mim, em parceria com ela, e publicado em 2020. Ganhou o prêmio de Qualidade Acadêmica e Dados de Pesquisa no XIV Congresso de Iniciação Científica – CIC da Uniara”, finaliza Rita.

Informações sobre o curso de Nutrição da Universidade de Araraquara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI