202404201123

Notícias

Docente e formando da Uniara são coautores de artigo publicado na revista Pharmacologial Reports

Publicado em: 18/02/2021

A professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara - Uniara, Flávia Aparecida Resende Nogueira, e o formando do curso de Biomedicina, que foi bolsista do Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec da instituição, Washington Wilson da Silva, são coautores de um artigo publicado na revista Pharmacologial Reports. O conteúdo do estudo, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia – UFU e a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, pode ser acessado e baixado gratuitamente no link https://bit.ly/3bk0JXl.

O artigo é intitulado “Memantine hydrochloride: a drug to be repurposed against Chikungunya vírus?”. “A febre Chikungunya - CHIKV é uma doença endêmica causada pelo vírus Chikungunya para o qual não há vacina ou tratamento antiviral eficaz até o momento. Dessa maneira, pesquisadores avaliaram a potencial atividade anti-CHIKV do cloridrato de memantina - mtnH, medicamento da classe dos aminoadamantanos aprovado para o tratamento da doença de Alzheimer, como possível medicamento a ser reaproveitado ao tratamento da febre de Chikungunya”, explica Flávia.

Ela relata que os resultados mostraram que “os ensaios clínicos são encorajados devido aos resultados promissores in vitro encontrados no estudo”. “O mtnH foi seletivo contra a CHIKV, com baixa citotoxicidade e ausência de mutagenicidade”, aponta.

Os resultados são preliminares e se mostraram promissores, de acordo com a docente. “A possibilidade é reposicionar um fármaco utilizado no tratamento de Alzheimer, o hidrocloreto de memantina, para combater a CHIKV”, reforça Flávia, mencionando que “a febre Chikungunya é uma doença endêmica em países tropicais e subtropicais, e que apresenta, em sua fase aguda, sintomas similares aos da dengue, como febre e dores no corpo”. “Além disso, ela pode progredir a condições crônicas, com possibilidade de durar de meses a anos”, alerta.

Além de Flávia e de Silva, os outros autores do artigo são Anna Karla dos Santos Pereira, Igor Santos, Fernando Bergamini, Ana Carolina Jardim e Pedro Corbi.

Informações sobre o PPGB-MRQM e o PICBiotec da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI