[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 01/02/2021
A aluna do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Beatriz Rojes Tomazin, apresentou o estudo “Conhecimento de cirurgiões-dentistas brasileiros sobre a osteonecrose dos maxilares relacionada a antirreabsortivos” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientado pela professora Ana Paula de Souza Faloni e com a colaboração do docente Guilherme Rossi Gorni e da egressa da graduação, Víviann Ruocco Vetucci.
“Os antirreabsortivos são medicamentos eficazes para tratamento de patologias como osteoporose, osteopenia e metástases ósseas de câncer de próstata, mama e pulmão, entre outras doenças associadas à perda óssea. Porém, eles têm como efeito colateral a osteonecrose dos maxilares – ONJ, que é uma área de exposição óssea presente durante mais de oito semanas em pacientes que fazem ou fizeram o uso de antirreabsortivos, mas que não foram expostos à radioterapia na região de cabeça e pescoço”, contextualiza Beatriz.
Ela explica que as causas da osteonecrose não estão completamente elucidadas, “porém, a literatura nos mostrou que diversos casos ocorreram após a realização de cirurgias dento-alveolares concomitantes ao uso desses medicamentos ou pouco tempo após sua suspensão”. “Por isso, desenvolvemos um questionário que avaliou o conhecimento dos cirurgiões dentistas brasileiros sobre a ONJ relacionada a antirreabsortivos, e foi constatado que há deficiência no conhecimento sobre a doença relacionada a esses medicamentos, sua prevenção e tratamento. Com isso, acreditamos que existe a necessidade da intensificação da inserção desse assunto em cursos de graduação e pós-graduação para auxiliar a disseminação da melhoria do conhecimento”, aponta.
De acordo com Beatriz, por não haver um protocolo definitivo de tratamento e de conduta clínica em relação ao paciente portador da doença ou usuário desses medicamentos, “o conhecimento sobre eles e seu mecanismo de ação se torna imprescindível entre cirurgiões-dentistas”.
Ana Paula destaca que o diferencial do TCC de Beatriz foi a avaliação de dentistas de todo o Brasil. “Obtivemos a participação de 362 profissionais de todos os estados do país, uma amostra bastante representativa, considerando a porcentagem dos que atuam em cada estado. Obtivemos esses números a partir dos dados do Conselho Federal de Odontologia – CFO e conseguimos fazer um levantamento amplo do conhecimento desses profissionais sobre os medicamentos antirreabsortivos e seus efeitos colaterais, tendo como foco principal a osteonecrose dos maxilares, que é a patologia que o grupo de pesquisa liderado por mim vem estudando há alguns anos”, finaliza.
Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI