202404160300

Notícias

Aluno de Engenharia de Produção da Uniara analisa, em TCC, a influência da telemetria no gerenciamento de frotas

Publicado em: 27/01/2021

“A influência da telemetria no gerenciamento de frotas: um estudo de caso em uma empresa de transporte público do interior do estado de São Paulo” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do aluno da graduação de Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara – Uniara, Rafael Carrascosa. O estudo, orientado pelo professor José Luís Garcia Hermosilla, foi publicado no “XXVII Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP” de 2020, promovido pela Unesp, e premiado como o melhor da categoria “Logística”.

“A telemetria é uma tecnologia de monitoramento remoto que serve para medir, comandar e rastrear coisas à distância, por meio de dispositivos sem fio. Analisei a implantação desse sistema em uma grande empresa de transporte público e foi constatada a grande economia proporcionada. O sistema reduziu em aproximadamente 6% o consumo de combustível, em 40% o número de acidentes e em 50% os valores gastos com multas. Constatei que o valor economizado pela empresa somente com combustível, em dois meses, foi superior ao que ela desembolsou para a compra e instalação dos equipamentos na frota”, relata Carrascosa.

Hermosilla comenta que, além do desenvolvimento humano e científico do estudante, um aspecto que pode ser destacado no TCC é a sua contribuição para a empresa. “Com estudos robustos como esse, ela tem mais segurança em investir nesse tipo de tecnologia e, com isso, aumentar sua competitividade, o que de forma direta influencia na manutenção do seu quadro funcional e quiçá em sua ampliação. Podemos dizer que trabalhos com esse contribuem para o aumento da competitividade das empresas de nossa região”, finaliza o orientador.

Informações sobre o curso de Engenharia de Produção da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI