202404260319

Notícias

Aluna da Uniara analisa, em TCC, a saliva como amostra de diagnóstico e via de transmissão do vírus SARS-CoV-2

Publicado em: 26/01/2021

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, a aluna da graduação de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruna Carolline Lima Alves, estudou “A saliva como amostra de diagnóstico e via de transmissão do vírus SARS-CoV-2”, sob orientação da professora Luciana Monti Lima Rivera.

“O trabalho teve por objetivo avaliar o uso da saliva como amostra para diagnóstico da Covid-19, quando comparado ao teste de raspagem nasofaríngea com os cotonetes próprios - swabs. Na revisão de literatura, a concordância dos resultados das amostras indicou uma condição favorável para a utilização da saliva na estratégia de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, visto que possui segurança no diagnóstico, facilidade na coleta, menor risco de contaminação aos profissionais da saúde e menor desconforto ao paciente”, explica Bruna.

Ela comenta que a pandemia trouxe um desafio para a testagem em massa da população. “Como o teste padrão para o diagnóstico é o swab nasofaríngeo, por meio da raspagem das vias aéreas superiores, o que demanda material especializado e profissionais treinados - ambos escassos em regiões mais pobres -, a saliva mostrou ser uma alternativa mais rápida, barata e simples, que permite autocoleta e é segura para o diagnóstico, principalmente em populações mais afetadas e com menos disponibilidade de recursos”, destaca.

O trabalho sugeriu, segundo Bruna, que a testagem rápida, com a utilização da amostra da saliva, “possibilita a prática de atividades odontológicas com maior segurança, uma vez que demonstrou a presença do vírus nesse fluído oral”.

Luciana reforça que se trata de uma revisão de literatura sobre os conhecimentos atuais do papel da saliva como amostra de diagnóstico, acompanhamento e via de transmissão do vírus SARS-CoV-2, “tendo em vista a importância desse tema no cenário atual de pandemia pela doença Covid-19”. “Após consulta da literatura específica e atual, pode-se constatar que os estudos para diagnóstico do SARS-CoV-2, por meio da coleta de saliva, mostram-se promissores e compatíveis com o teste considerado padrão ouro para o diagnóstico da infecção presente no paciente, independentemente da apresentação de sintomas”, aponta.

A sensibilidade dos testes com saliva, de acordo com a orientadora, “os coloca como uma alternativa menos arriscada para a contaminação dos profissionais da saúde, bem como mais viável do ponto de vista econômico para os orçamentos de saúde pública e privada, uma vez que são testes mais baratos”. “Sobre o papel da saliva como agente de contaminação, ela é extremamente alta, visto que a saliva, como fluido expirado em atividades como respiração, tosse, espirro ou fala, mostra uma possibilidade muito alta de transmissibilidade para outras pessoas, já que é comprovada a presença de vírus vivo nas amostras de pacientes infectados”, ressalta.

Dessa maneira, Luciana finaliza dizendo que “práticas odontológicas são bastante comprometidas com o risco de contaminação nos ambientes clínicos e cabe aos profissionais desenvolverem técnicas de proteção e barreiras de biossegurança, bem como estratégias que utilizem a prevenção e o diagnóstico precoce no combate à doença”.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI