202403290759

Notícias

Alunas de Enfermagem da Uniara desenvolvem TCC sobre espiritualidade no contexto dos estudantes da graduação

Publicado em: 21/01/2021

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, as estudantes da graduação de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Andressa Marina Duarte e Gabriele Pelizari Capovilla, apresentaram “O conhecimento dos graduandos de Enfermagem sobre o cuidado espiritual na prática clínica”. O estudo foi orientado pela professora Mariana Lopes Borges.

“Escolhemos esse tema após observarmos a dificuldade que os enfermeiros têm em abordar a espiritualidade com os pacientes. Sendo ela um fator multidimensional, que faz parte do cuidado integral que devemos oferecer a eles, baseamos nosso estudo em observar quais as dificuldades dos graduandos quanto a esse tema e de que forma podemos inserir o assunto na grade curricular para que os futuros enfermeiros saibam colocar esse cuidado em prática”, explicam Andressa e Gabrielle.

Elas contam que o trabalho teve como objetivo contribuir na formação dos enfermeiros “para que todos possam exercer o cuidado integral de forma digna e humana, abordando a espiritualidade, que é um cuidado extremamente necessário e presente em nosso século”. “Percebemos o quanto os alunos não conseguem diferenciar a espiritualidade da religiosidade, por exemplo, e o quanto são receosos quanto a invadirem a privacidade do paciente. Com isso, queremos, na prática, inseri-la em alguma disciplina ou inserir uma disciplina na grade, que aborde de forma íntegra o contexto da espiritualidade, e que isso seja utilizado na nossa prática clínica”, dizem.

O estudo, segundo Andressa e Gabrielle, “contribuiu muito para a formação como enfermeiras, pois pudemos estudar mais a fundo o que é a espiritualidade e a influência que exerce na vida de nossos pacientes”. “Com isso, pudemos enxergar, na prática, a necessidade desse cuidado também em nossas vidas, tanto pessoal quanto como enfermeiras. A espiritualidade faz buscarmos nossa força interior e a usarmos em nosso cotidiano, além de olharmos o paciente com mais empatia e compaixão”, comentam.

Mariana, que orientou o TCC, detalha que “os resultados apontaram que 100% dos participantes querem receber formação sobre cuidado espiritual na graduação de Enfermagem”. “Todos consideram extremamente importante abordar o cuidado espiritual para a formação da enfermeira, como forma de contemplar uma assistência humanística e integral”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI