[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.
Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 20/01/2021
O “Uso de sensores ultrassônicos para aquisição de dados em escaneamento 3D” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do estudante da graduação de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara – Uniara, Lucas Moreti. O estudo foi orientado pela professora Carmen Lúcia Lessa Avelar.
“Em tempos atuais, o uso de scanner 3D proporciona, de maneira rápida e precisa, a aquisição de dados e a conversão de modelos reais e virtuais. Essa tecnologia é amplamente utilizada na indústria para medição em laboratórios de metrologia e realização de engenharia reversa de peças, entre outras funções”, conta Moreti.
Ele comenta que um modelo de scanner encontrado no mercado trabalha com a projeção de um padrão de luz e a aquisição de dados por meio de uma câmera. “Uma situação não solucionada nesse tipo de equipamento é que a luz, quando projetada em superfícies transparentes, não realiza a aquisição de dados, o que leva à necessidade da deposição de um pó revelador - como um talco em spray - revelador de solda. Esse estudo, portanto, propõe o uso de um sensor ultrassônico para a aquisição de dados e a construção de uma nuvem de pontos”, explica.
Como conclusão do TCC, “foi possível verificar a resposta dimensional da leitura do scanner 3D utilizando um sensor ultrassônico HC-SR04, obtendo um desvio dimensional de 3 milímetros nos testes realizados”.
Carmen menciona que o trabalho de Moreti se destaca pela inovação e pela importante aplicabilidade na indústria. “O desenvolvimento de um sensor ultrassônico para aquisição de dados em escaneamento 3D para aplicação em superfícies transparentes, sem a necessidade da deposição de um pó revelador, além de ampliar as possibilidades de aplicação, consegue tornar o processo mais prático”, finaliza.
Informações sobre o curso de Engenharia Elétrica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI