202103021459

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Alunas de Ciências Contábeis da Uniara analisam, em TCC, a evolução do empreendedorismo em Dourado

Publicado em: 15/01/2021

As estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Araraquara – Uniara, Carla Paes da Silva e Natiele Beatriz de Andrade, apresentaram o estudo “Empreendedorismo versus mercado de trabalho: estudo de caso no município de Dourado-SP” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sob orientação do coordenador da graduação, Ricardo Bonotto.

“Fizemos um estudo no qual tínhamos como objetivo identificar se o empreendedorismo estava evoluindo no decorrer dos anos e, para isso, limitamos um período de tempo e selecionamos a cidade de Dourado como local específico. Nosso trabalho tem um conteúdo de fácil entendimento e mostra o quanto o empreendedorismo vem crescendo e o quanto as pessoas estão se legalizando e agindo de forma correta com seus negócios, que deixam de ser clandestinos”, explicam as alunas.

Bonotto reforça que a finalidade foi analisar, em Dourado, como foi o aumento do número de empresas frente ao crescimento do mercado de trabalho. “Estamos observando um fenômeno que tem acontecido há três ou quatro anos, principalmente quando saiu a lei do Microempreendedor Individual – MEI - e acabamos percebendo isso mais fortemente em 2020, com a crise -, que é a questão de a pessoa ser demitida e se tornar uma empreendedora, que é o exemplo mais prático que temos”, aponta.

Há um contrassenso, segundo o docente. “Você está em um momento de recessão econômica e o número de empresas aumentam. São individuais, feitas apenas para conseguirem se recolocar no mercado de trabalho, de uma forma que consigam garantir um sustento. Isso não quer dizer que o indivíduo seja um empreendedor. É uma discussão mais profunda, sendo que, na verdade, é uma precarização do trabalho. As empresas, desde a reforma trabalhista de 2017, podem contratar prestação de serviço – terceirizam atividades. Isso está levando a uma precarização do trabalho”, finaliza.

Informações sobre o curso de Ciências Contábeis da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI