202403290206

Notícias

Em TCC, alunas de Fisioterapia da Uniara analisam intervenções em educação terapêutica aplicadas a indivíduos com dor crônica

Publicado em: 11/01/2021

As formandas do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Inara Teixeira de Godoi Machado e Fernanda Vicente Galli, desenvolveram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “Intervenções em educação terapêutica aplicadas aos indivíduos com dor crônica: uma revisão da literatura”, orientado pela professora Patrícia Regina Ramos Maraschi e coorientado pela docente Andréa Corrêa Carrascosa.

“Nosso trabalho teve como principal objetivo buscar na literatura quais foram as intervenções terapêuticas mais utilizadas no tratamento de indivíduos com dor crônica, uma dor que persiste por mais de três meses. Sabemos que pode ser algo incapacitante e que, sendo assim, pode agir de forma negativa em várias situações do nosso dia a dia. Cada vez mais as pessoas buscam alternativas para lidar com a dor e, ao realizarmos esse trabalho, pudemos notar que as estratégias de Educação Terapêutica em Dor podem ajudar tanto na melhora dos sintomas quanto no bem-estar geral”, explicam as alunas.

Elas contam que as intervenções mais utilizadas na literatura foram estratégias de enfrentamento da dor – “promover a educação do paciente sobre o que ela é, quais são os seus mecanismos, como enfrentá-la etc. - e também o exercício físico”. “Alguns autores associaram a educação em dor com o exercício e, de acordo com os resultados, essa associação pode ser uma boa opção terapêutica”, dizem.

O TCC de Inara e Fernanda identificou, de acordo com elas, questões importantes no que diz respeito à dor crônica, “e pode facilitar o desenvolvimento de outros estudos com aplicação prática das intervenções abordadas nessa revisão, visto que, segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - SBED, cerca de 35,5% da população brasileira apresenta o quadro de dor crônica”.

Elas revelam que, inicialmente, a intenção era realizar um trabalho prático. “Porém, devido à pandemia do coronavírus - Covid-19, nossos planos foram alterados. Mesmo diante do caos, conseguimos realizar um excelente trabalho com a ajuda da nossas queridas orientadora e coorientadora, Patrícia e Andréa”, comentam.

Na visão de Patrícia, Inara e Fernanda desenvolveram um trabalho de relevância nesse momento. “Muitos indivíduos sofrem com essas dores, e estudos como esse podem contribuir para a diminuição do sofrimento e a promoção de uma melhor qualidade de vida. Enquanto orientadora, foi muito gratificante acompanhar duas alunas dedicadas, que me surpreenderam ao redigirem o texto da pesquisa. E ainda concluíram com uma apresentação que mostrou o quanto aprenderam com todo o esforço desenvolvido”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI