202404262142

Notícias

Aluna de Arquitetura da Uniara apresenta proposta de Centro de Terapia Assistida por Cães como projeto final do curso

Publicado em: 23/12/2020

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Aiela Netalie Teixeira, apresentou como Trabalho Final de Graduação - TFG a proposta de um “Centro de Terapia Assistida por Cães (Recurso Terapêutico que utiliza o cão para promover o bem-estar de pacientes)”. O projeto foi orientado pela professora Telma Cristina Pichioli de Carvalho.

“O tema escolhido aborda a questão da terapia com animais. Muitos artigos científicos comprovam o benefício dessa terapia para o ser humano, isso porque o contato com o animal diminui os níveis de cortisol, hormônio do estresse, o que traz uma sensação de bem-estar à saúde. Por isso, a ideia foi criar um projeto que oferecesse tudo o que fosse necessário para a formação dos cães e dos profissionais que queiram trabalhar com isso”, explica Aiela.

Ela conta que o público-alvo desse projeto são portadores de deficiência que possam se beneficiar com a terapia com animais. “Essa proposta foi criada a partir de pesquisas que indicam a falta de recursos no país para que essa terapia seja colocada em prática. Apesar de existirem Organizações Não Governamentais - ONGs, não há ainda nenhum local físico para a realização da parte de formação de cães e profissionais”, aponta.

Para colocar seu projeto em prática, Aiela menciona que uma possível solução seria criar parcerias com instituições de apoio aos deficientes, “tendo em vista que esse público será atendido pelo projeto”.

Telma destaca que “esse trabalho é de extrema importância por treinar e adestrar cães que auxiliarão na melhoria da qualidade de vida de pessoas que possuem algum tipo de deficiência - visual, cognitiva e de locomoção, entre outras”. “O animal, após passar por treinamento, se torna peça fundamental no dia a dia de pessoas com deficiências e as ajuda principalmente na sua autonomia”, ressalta.

A docente relata que Aiela “buscou se aprofundar ao máximo sobre o assunto em sua pesquisa prévia para desenvolver seu projeto”. “Foi muito dedicada, não faltou a nenhum atendimento e apresentou sempre propostas de melhorias em seu projeto final. Foi muito gratificante para mim, como orientadora, participar dessa etapa de conclusão de curso da Aiela”, finaliza.

Informações sobre a graduação de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI