202104171706

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Aluno de Enfermagem da Uniara estuda percepções dos jovens acerca de comportamento de risco para infecções sexualmente transmissíveis

Publicado em: 14/12/2020

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o aluno da graduação de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Carlos André Lombardi Júnior, apresentou o estudo “Percepções dos jovens acerca de comportamento de risco para infecções sexualmente transmissíveis”, orientado pela professora Cibele Correia Semeão Binotto.

“A pesquisa faz uma busca na literatura acerca de fatores que possam favorecer o comportamento de risco em jovens para infecções sexualmente transmissíveis - ISTs. A proposta foi identificar quais fatores favorecem esse tipo de comportamento, quais condicionantes sociais estão envolvidos nesse processo e como podemos minimizar os riscos de adquirir uma IST, ou também uma gravidez indesejada”, explica Cibele.

Ela conta que os resultados evidenciaram que a condição socioeconômica está relacionada às atitudes de risco para a saúde. “Jovens em situação de empobrecimento têm mais chances de se colocarem em posições de risco, somado um conhecimento fragilizado. Também foi evidenciado que os jovens estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo, fator preocupante, pois quanto antes é iniciada a vida sexual, maior o risco de exposição à IST e à gravidez na adolescência. É fundamental que essa temática seja abordada nos ambientes familiar e escolar, e nas unidades básicas de saúde”, ressalta.

O tema do trabalho ainda é visto como um tabu pela sociedade, segundo a docente. “Devemos desconstruir essa visão para que os adolescentes se sintam mais seguros e procurem ajuda ou informação com pais, escola ou em uma unidade de saúde. É um problema de saúde pública. Como apontam os dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, ‘nossa realidade hoje é de um milhão de casos novos de ISTs curáveis por dia, atingindo uma faixa etária de 15 a 49 anos. Esse cenário tem um grande impacto na saúde de adultos e crianças de todo o mundo, pois equivale a mais de 376 milhões de novos casos anuais, e se essas ISTs não forem tratadas, podem levar a efeitos graves e crônicos à saúde’”, menciona Cibele.

A professora destaca que o empenho de Lombardi Júnior no trabalho foi fundamental para o bom resultado. “Mesmo em um contexto de pandemia, sua dedicação tornou possível a conclusão desse estudo”, finaliza Cibele.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI