202404260658

Notícias

Docentes e alunos da Uniara são autores de artigo aceito para publicação em periódico internacional

Publicado em: 13/11/2020

Docentes e alunos da Universidade de Araraquara – Uniara, e um médico da Santa Casa do município, são autores de um artigo aceito para publicação no periódico internacional “Cellulose”. A previsão para o lançamento da edição da revista online é até o final deste ano, de acordo com o orientador do estudo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara, André Capaldo Amaral.

O artigo é intitulado “Membrana de nanocelulose bacteriana como bolus em radioterapia: ‘prova de conceito’”, traduzido para o português. “A nanocelulose bacteriana é um biomaterial produzido por bactérias que tem sido amplamente utilizado na área médica, sobretudo como curativo biológico. Nesse trabalho, pesquisamos uma outra aplicação para essa membrana de celulose: pacientes que precisam fazer radioterapia para tratamento de tumores superficiais precisam colocar alguns dispositivos, chamados bolus, entre a pele e o equipamento que emite a radiação, para melhorar a eficiência do tratamento. Propusemos um conceito no qual a celulose bacteriana seria um excelente dispositivo para funcionar como bolus para a radioterapia”, explica o docente.

Como resultado, “a membrana alcançou um desempenho melhor do que os dispositivos que já são utilizados comercialmente como o bolus, levantando a possibilidade de que a celulose, uma vez provado esse conceito que propusemos, possa, quem sabe no futuro, se transformar em um produto para essa finalidade”.

Amaral conta que, para o projeto, foram realizadas diversas pesquisas, desde a produção até o processamento da membrana, em cooperação com a Santa Casa. “Fizemos uma série de análises desde a capacidade de essa celulose atenuar a radiação utilizada na radioterapia até exames de tomografia para ver as características dessa membrana. A relevância social do estudo está no fato de que, considerando seu desenvolvimento com o serviço de radioterapia da Santa Casa, que é bastante voltado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde - SUS, a ideia é que, com mais alguns estudos de caracterização, possamos trazer essa tecnologia aprimorada para um uso regular mesmo em um setor com atendimento público”, destaca.

O orientador menciona que o artigo é parte de um projeto de cooperação do PPGB-MRQM com empresas da área de biotecnologia. “Isso é um diferencial muito grande para esse tipo de projeto. Desenvolvemos isso com uma empresa chamada Seven Biotechnology, e também é preciso citar o envolvimento, do Programa e da Uniara como um todo, com a Santa Casa. Também vale reforçar o envolvimento de vários docentes e discentes, o que mostra a coesão do grupo e a interdisciplinaridade, e a possibilidade, que já temos, de inovação dentro das pesquisas feitas dentro do PPGB”, finaliza Amaral.

Os autores do artigo são a estudante de Medicina e bolsista do Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia - PICBiotec da Uniara, Giulia Cristina Chiozzini (autora principal), o professor da graduação e que fez mestrado no PPGB, Fernando Pereira Vanni, a doutoranda e a mestranda do Programa, Amanda Maria Claro e Mayara Cavichiolli do Amaral, respectivamente, os docentes do PPGB, Creusa Sayuri Tahara Amaral e Hernane da Silva Barud, além de Amaral, e o médico especialista em radioterapia da Santa Casa, Guilherme Paulão Mendes.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI