202101162017

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Professoras e egressa do Mestrado em Educação da Uniara apresentam pesquisas no XX ENDIPE

Publicado em: 13/11/2020

Na última terça-feira, dia 10 de novembro, as professoras e a egressa do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação - Mestrado em Educação, da Universidade de Araraquara – Uniara, Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone, Luciana Maria Giovanni, Maria Regina Guarnieri e Alexandra Cristina Delbon, respectivamente, apresentaram duas, de três pesquisas, dentro de um painel online no “XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE”, um evento tradicional e extremamente importante na área de Educação, segundo Maria Lúcia. A transmissão foi realizada pela plataforma Zoom.

Com o tema “Saberes profissionais e documentação pedagógica: perspectivas do trabalho pedagógico na educação infantil”, o painel foi coordenado pela docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Ana Paula Ferreira da Silva. “Nele, foram discutidos aspectos que norteiam o cotidiano pedagógico da educação infantil a partir da análise dos saberes profissionais e da documentação pedagógica”, resume a coordenadora do Mestrado da Uniara, Dirce Charara Monteiro.

Uma das pesquisas, intitulada “Ausência de saberes profissionais sobre comunicação oral na educação infantil na explanação de professoras experientes”, foi apresentada por Maria Lúcia e Luciana. “Trata da disseminação dos saberes entre professores experientes e novatos em relação à comunicação oral entre crianças e professores da educação infantil”, explica Dirce.
Outra pesquisa, explanada por Alexandra e Maria Regina, tem como título “A documentação pedagógica como reveladora do currículo e do trabalho docente na creche”. “Aborda as evidências expressas na documentação pedagógica de uma turma de maternal I capazes de revelar as ênfases em áreas específicas do currículo a partir das situações didáticas”, esclarece Dirce.

Intitulada “Documentação pedagógica, comunicação e organização de projetos na Educação Infantil”, a terceira pesquisa, apresentada por Ana Paula, discutiu “a qualidade dos registros semanais como recursos para o planejamento do trabalho pedagógico, para a comunicação entre a equipe e para subsidiar a identificação do interesse das crianças na organização do projeto anual do grupo”, de acordo com Dirce.

Ela finaliza destacando que as três pesquisas “constroem um panorama sobre algumas especificidades da formação de professores que atuam na educação infantil e expressam a importância dos saberes docentes, seja em relação à comunicação oral, seja para a elaboração da documentação pedagógica”.

Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo e-mail mestradoeducacao@uniara.com.br ou pelos telefones (16) 3301-7341 e (16) 99646-4098.



Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI