202404251430

Notícias

I Congresso Digital & XVII Jornada de Fisioterapia da Uniara é sucesso, com inscritos de todas as regiões do Brasil

Publicado em: 21/10/2020

O “I Congresso Digital & XVII Jornada de Fisioterapia”, promovido entre os dias 13 e 16 de outubro pelo curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, teve quase novecentos inscritos de todas as regiões do país, e mais de dezesseis mil visualizações de suas atividades. O conteúdo do evento, online, está disponível no canal do YouTube da instituição – www.youtube.com/rsuniara.

Além da abertura e do encerramento, foram realizadas catorze palestras e duas mesas-redondas. “No primeiro dia, já tivemos oitocentos inscritos e, no decorrer, chegamos a 895. Tivemos muitas visualizações de fora, por conta dos palestrantes. Alcançamos todas as regiões do Brasil, e foi algo surreal. Foi um sucesso, superou muito nossas expectativas e conseguimos alcançar os objetivos”, comenta a presidente da comissão organizadora discente, Bárbara Azevedo Pinto.

Outro integrante da comissão, Robson dos Santos Gamenha, revela que, quando o projeto foi apresentado ao coordenador da graduação, Carlos Roberto Grazziano, ainda não havia, de fato, uma comissão. “Apresentamos um projeto pequeno, sem muita noção de onde queríamos/iríamos chegar, mas tínhamos em mente que o nosso objetivo era um só: que o evento pudesse trazer forças, um engajamento positivo, e que tocasse cada um dos ouvintes para continuar a vida acadêmica”, diz.

Grazziano, de acordo com o aluno, deu bastante apoio e solicitou a criação da comissão organizadora. “A partir daquela conversa, eu e Bárbara já fomos em busca dos membros. Conforme o tempo foi passando e as coisas foram tomando forma, vimos que o evento estava ficando muito consistente e realmente iria agregar muito na vida de outras pessoas, então, decidimos abrir o evento para o público”, relembra Gamenha.

Na semana das atividades, “estávamos tão felizes e honrados por tantos feedbacks positivos que vínhamos recebendo, que o Congresso acabou tendo um apelo emocional e incentivador por si só, de modo que esses comentários foram os que nos deram uma força muito importante para continuarmos”. “A colaboração de cada membro da comissão, do professor Carlos, dos docentes e palestrantes também foi o ponto crucial para essas devolutivas positivas dos ouvintes. Fazer parte do ‘I Congresso Digital & XVII Jornada de Fisioterapia’ foi agregador em conhecimentos e oportunidades, e um crescimento e maturação pessoais. Sou muito grato por tudo isso e por ser aluno da Uniara”, declara o estudante.

Bárbara relata que, “quando pensamos primeiramente em uma Jornada de Fisioterapia, a intenção maior era motivar os alunos a buscarem aprofundarem-se no conhecimento, e mostrar que mesmo com a dificuldade dos tempos atuais do ensino remoto, é possível se dedicar e almejar uma carreira de sucesso”. “Em praticamente dois meses, a dimensão do evento cresceu de uma forma que recebeu o título de Congresso. Tivemos a sorte e o privilégio de recebermos a presença de palestrantes renomados, humildes e muito acessíveis, que puderam nos ensinar não somente o conteúdo científico, mas também mostrar a importância de aprimorar nossas virtudes e valores. Ficamos muito felizes ao recebermos mensagens carinhosas dos participantes, agradecendo por nossa iniciativa, e queremos deixar aqui o nosso agradecimento por cada um que confiou em nosso trabalho e participou de cada dia do evento”, declara.

A também integrante da comissão organizadora, Lara Frezarin Berti, reforça que o evento “superou todas as expectativas”. “Foram dias de conhecimentos e troca de experiências admiráveis. Em um tempo onde as pessoas estão tendo que inovar, com toda certeza, a Jornada foi inovadora e surpreendente”, afirma.

Já para Tayna Correa Certain, outra integrante do grupo, “o evento proporcionou momentos únicos, com uma variedade de conhecimentos de todas as áreas, e fez ponte com todas as regiões do nosso Brasil”. “Podemos dizer que o nosso quebra-cabeça teve todas as peças encaixadas. Foram quatro dias enriquecedores, repletos de aprendizados tanto no âmbito acadêmico/profissional quanto no pessoal”, comenta.

Também membro da comissão, Felipe Pastorello de Oliveira menciona que, “em meio à situação em que estamos vivendo, esse Congresso veio para mostrar o quanto o conhecimento não tem barreiras, com palestrantes de todo o Brasil que incentivaram os participantes e repassaram experiências sobre a fisioterapia”.

Yasmin Cremon Milani, também integrante da comissão, lembra que “esse foi um evento organizado por alunos do curso e 100% online por conta do momento em que vivemos, e diferente de todos que já ocorreram”. “Por causa disso, conseguimos alcançar todas as regiões do país. Trouxemos pessoas totalmente capacitadas e, principalmente, que estiveram no mesmo lugar que nós, dentro da própria Uniara. Temos certeza que alcançamos muito mais do que nosso objetivo de entusiasmar nossos colegas de profissão para não desistirem devido à atual situação, mas também fizemos eles se apaixonarem ainda mais pela fisioterapia”, entusiasma-se.

Na opinião de Paulo Emilio Alves Gaspar, também da comissão, “o evento foi além das nossas metas, surpreendendo a cada dia de palestras”. “Foram convidados que exibiram competência e dominância sobre seus assuntos, de forma muito simples, clara e objetiva. Foram muita dedicação e empenho de toda a comissão e envolvidos, levando a essa incrível repercussão e sucesso”, alegra-se.

Rodrigo Alvarenga, que também faz parte da comissão organizadora, aponta que “a oportunidade de participar do evento foi uma experiência muito enriquecedora”. “Trouxe desenvolvimento pessoal, conhecimento científico e uma excelente oportunidade para networking. Sou extremamente grato pela oportunidade ímpar de fazer parte da comissão, composta por pessoas sensacionais com as quais tive um aprendizado muito amplo”, declara.

Para Mariana Delgado Lopes, membro do grupo, “o Congresso foi uma inovação para todos, proporcionando conhecimentos em diversas áreas da profissão e inclusive as vivências dos palestrantes”. “É muito gratificante compartilhar experiências e conhecimentos com profissionais de grande referência para todos”, diz.

Grazziano lembra que a comissão discente é formada por estudantes do terceiro ano do curso de Fisioterapia. “Os integrantes conseguiram conciliar interesses das turmas diurna e noturna em um único objetivo, que foi a Jornada, e constataram que, quando se fala em universidade, devemos pensar no todo, e principalmente na questão científica. Eles buscaram um evento que abrangesse grande parte das áreas clínicas da fisioterapia, com convidados com conhecimento científico vasto em suas áreas. Também deixo meu agradecimento pelo suporte e auxílio à comissão, que conseguiu mostrar, por meio de plataforma digital – no caso, o YouTube – como fazer uma Jornada na qual pessoas de todo o país puderam ter acesso e compartilhar conhecimento”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI