202404251732

Notícias

Uniara disponibiliza nova edição da Revista Brasileira Multidisciplinar

Publicado em: 08/10/2020

O Núcleo de Produção Científica da Universidade de Araraquara – Uniara disponibilizou mais uma edição da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM. O conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo endereço http://revistarebram.com.

“Foram publicados artigos originais que contemplam questões relacionadas ao desenvolvimento de Araraquara, como a chegada da estrada de ferro à cidade e as circunstâncias econômicas, históricas e ideológicas do abandono do transporte de passageiros no interior, abordando o episódio da opção rodoviária no Brasil em detrimento da ferroviária”, contam a editora responsável, Maria Lúcia Ribeiro, e o Comitê Editorial, formado pelos professores Bruna Galdorfini Chiari-Andréo e Luís Henrique Rosim, além da analista editorial da publicação, Thatiany Mariano.

Eles acrescentam que também fazem parte da edição artigos sobre questões sociais, econômicas e ambientais, como a “importância da prática da leitura no ensino fundamental por observação de aulas de literatura em escola da rede estadual, o que desperta interesse dos alunos pela palavra escrita no papel; a compreensão do papel do gestor, dentro de uma instituição pública de educação, visando à melhoria da escola pública neste momento em que a educação enfrenta tantos desafios; a investigação usando o coaching como uma ferramenta para orientação e apoio aos egressos do sistema socioeducativo na construção de seu projeto de vida fora da criminalidade; o entendimento de como a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal - REDD+ configura-se no Brasil a partir da análise de semelhanças e distinções de iniciativas segundo duas modalidades de financiamento: fundo público e mercado voluntário de carbono para melhor compreensão das estruturas - privadas e públicas - que podem ser adotadas na concepção e execução de instrumentos econômicos ambientais, e a análise sistêmica dos agentes ligados à gestão dos resíduos da construção civil”.

Ainda, na área da saúde, os artigos investigam casos de prevalência de hanseníase, perfil epidemiológico da tuberculose, avaliação da qualidade de comprimidos gastrorresistentes de ibuprofeno e análise parasitológica de hortaliças, e avaliação dos cuidados e conhecimentos para o consumo in natura pela população, de acordo com o grupo. “Todos os artigos supracitados enquadram-se na classificação de artigos originais, em que os autores trazem contribuições inéditas para a ciência e para a sociedade”, destacam os integrantes.

A ReBraM conta também com artigos de revisão que “tratam da produção de conhecimento em computação e da participação do egresso da educação profissional na avaliação institucional e de cursos”. “Também constam nessa edição artigos classificados como ‘Comunicação Breve’, em que os temas estão relacionados à ‘Lei do Bem’, uma política pública para promover incentivo fiscal à pessoa jurídica e discutir a utilização de fungicidas na cultura do feijão”, explicam.

Os membros da revista comentam que o novo volume merece um destaque especial, “sob a forma de resumos expandidos, dos melhores trabalhos apresentados no ‘XIV Congresso de Iniciação Científica da Uniara’ e, como muito bem destacado pela professora Helena Carvalho De Lorenzo no documento de abertura desta seção na revista, ‘esperamos incentivar novas pesquisas e divulgar na instituição a cultura científica, e o leitor poderá avaliar a qualidade, a atualidade e a relevância das pesquisas aqui desenvolvidas’”.

Maria Lúcia, Bruna, Rosim e Thatiany salientam que a ReBraM é uma revista multidisciplinar “e, nesse sentido, publica assuntos de diversas áreas do conhecimento”. “Assim, não é tarefa fácil para a Comissão Editorial escolher os mais importantes trabalhos a serem publicados em cada edição. Essa tarefa vem se tornando mais árdua a cada dia, pois com a maior visibilidade e a melhoria no impacto da revista, o recebimento de artigos também tem aumentado vertiginosamente”, finalizam.

Outras informações sobre o periódico podem ser obtidas também no endereço http://revistarebram.com, pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail revistauniara@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI