202403281945

Notícias

Uniara participa de nova etapa de testagem de Covid-19 da população em Araraquara

Publicado em: 06/10/2020

Desde a última semana, a Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu curso de Biomedicina e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB - MRQM, participa de uma nova etapa de testagem da população em relação ao coronavírus – Covid-19, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio de uma parceria entre a universidade, o Instituto Butantã e o Laboratório Hilab.

“Até então, os exames da Prefeitura eram feitos também na Uniara: o governo do Estado disponibilizava esses kits para a testagem da Covid, e nós auxiliávamos o processo fazendo esses testes. Agora, esse projeto do governo com o Butantã e o laboratório chegou à cidade, sendo que os pacientes continuam atendidos nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA da Vila Xavier, mas dessa vez, as amostras de sangue lá coletadas são trazidas para nós, para que façamos a análise, que agora é um pouco diferente daquela que realizávamos: temos um dispositivo que faz a leitura dos resultados e já os envia ao Hilab, que analisa, emite o laudo e já manda direto ao paciente por e-mail ou outro meio digital”, explica o coordenador do curso de Biomedicina, Orivaldo Pereira Ramos.

Para a nova etapa, foi realizado recentemente na universidade um treinamento para os envolvidos da instituição no projeto. “O dispositivo que faz a leitura dos resultados é conectado ao computador. Quando a amostra do paciente chega, o exame é realizado e colocado nesse aparelho, que faz a leitura do resultado. Uma vez pronto, é enviado ao Hilab, que irá avaliá-lo. O laudo é emitido por biomédicos, e depois enviado diretamente ao paciente”, detalha.

Além de Ramos, fazem parte da equipe da Uniara no projeto o coordenador do PPGB-MRQM, André Capaldo Amaral, as professoras Miriane da Costa Gileno e Flávia Aparecida Resende Nogueira, alunos do terceiro e quarto anos do curso de Biomedicina e do Programa.

Informações sobre a graduação e o PPGB podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI