202403282318

Notícias

Aluno da Uniara recebe bolsa de iniciação científica por estudo sobre mercados institucionais, comercialização e formas de organização

Publicado em: 24/09/2020

O aluno do segundo semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara, Luan Vinicius da Silva, foi contemplado com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq por seu estudo, intitulado “Mercados Institucionais, Comercialização e Formas de Organização”. O trabalho é orientado pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial – PPG-DTMA, Vera Lucia Silveira Botta Ferrante.

“Ele foi escolhido para a bolsa por ser um bom aluno, filho de assentados e por ter possibilidade de contribuir com nossa trajetória de investigações sobre os assentamentos rurais. Luan está ligado especialmente a um projeto meu, do CNPq, que discute o presente e o futuro dos assentamentos, e os dilemas em questão. Ainda não há resultados a respeito de sua pesquisa, pois o projeto foi aprovado para ser desenvolvido a partir deste ano, sendo que, com a pandemia de coronavírus – Covid-19, tivemos restritas as visitas de campo, mas já temos vários elementos a serem considerados”, explica Vera.

Ela menciona que, em um deles, serão analisadas “as possibilidades de a gestão pública municipal apresentar um programa de crédito que supra um pouco as necessidades dos assentados e dos agricultores familiares”. “Hoje, vivemos uma recessão no plano da política dirigida à agricultura familiar, e pretendemos, com o trabalho do Luan, continuar dando respaldo não só às questões que surgem nas cooperativas, mas também às necessidades de uma alimentação saudável e de uma segurança alimentar maiores para nossa cidade”, aponta.

Quanto a conclusões da pesquisa, “o que esperamos é oferecer subsídios às políticas públicas municipais para investirem nas questões da segurança alimentar e na produção dos agricultores familiares, comprando sua produção, por exemplo, para a merenda, além de firmar a posição como um grupo ativo, que enfrenta os desafios com novos estudos, simpósios de discussão, bolsas, projetos, dissertações de mestrado, teses de doutorado etc.”.

Silva conta que seu pai é presidente de uma cooperativa, e que trabalha e ajuda a administrá-la, assim como faz em associações de assentados e agricultores familiares, há dez anos. “Já participei da administração de várias cooperativas na região, e tive a oportunidade de receber essa bolsa pela bagagem, por conta da administração, da experiência com venda para prefeitura e o governo, e também por trabalhar com cooperativismo, organizar vendas e produtores, e também por morar em um assentamento, sabendo da dificuldade que os produtores têm para poderem se organizar e vender seu produtos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária e sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI