Notícias
Aluna da Uniara é contemplada com bolsa de iniciação científica por estudo sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar e segurança alimentar
Publicado em: 21/09/2020
A estudante do sexto semestre do curso de Administração da Universidade de Araraquara – Uniara, Bianca Borges Ignacio, foi contemplada com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq pelo estudo “Território e desenvolvimento local: políticas públicas de apoio à agricultura familiar e segurança alimentar no estado de São Paulo (diagnósticos e propostas territoriais)”, realizado juntamente com Geralda Cristina de Freitas Ramalheiro e Larissa Camerlengo Dias Gomes, sob orientação da vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da universidade, Helena Carvalho De Lorenzo.
“O projeto tem como objetivo caracterizar a implementação das políticas públicas de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar, bem como apresentar alternativas para melhorar as condições para a aplicação de políticas públicas nos municípios escolhidos por nosso grupo de pesquisa”, explica Bianca.
Ela menciona que a agricultura familiar representa 80% da geração de alimentos, “por isso é tão importante o trabalho”. “Para tanto, a pesquisa tem como foco analisar as políticas públicas desses municípios e, a partir de indicadores, estabelecer condições para caracterizar o desenvolvimento territorial e construir índices de eficácia e efetividade sociais, na segurança alimentar”, detalha.
Helena comenta que se trata de um projeto que vem sendo desenvolvido no PPG-DTMA, e reforça que o objetivo é “analisar como é a gestão dos municípios frente à questão da segurança alimentar e das políticas para a agricultura familiar”. “Estudamos duas regiões do estado de São Paulo: a central, que abrange Araraquara, São Carlos e seus entornos, e a sudoeste, onde se localiza o campus da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar de Lagoa do Sino. Trata-se, portanto, de um estudo em conjunto entre nosso Programa e um grupo que atua lá. Sabemos que nossa região é caracterizada pelo agronegócio, importante para a região e para o país, mas nosso foco é a agricultura familiar, ou seja, aquela que está mais diretamente ligada à população e fornece o alimento mais proximamente para ela”, aponta.
Existem grandes expectativas da docente em relação ao tema abordado no trabalho. “Temos muita esperança de que, aqui no Brasil, os municípios sejam alimentados pelo seu entorno. Claro que existem alguns produtos que precisam vir da grande agricultura – ninguém vai plantar arroz, que é um alimento próprio de grandes empresas -, mas as hortaliças, frutas e legumes podem vir do entorno. É bom para o emprego, para a alimentação e para a segurança alimentar”, finaliza.
Informações sobre o curso de Administração e o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 01/10/2026 - Biologia da Uniara promove o seu 16º Biologia em Foco;
- 30/09/2026 - Pedagogia da Uniara promove 2ª roda de conversa com gestores da educação básica;
- 30/09/2026 - Docente de Fisioterapia da Uniara participa do XII Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia;
- 30/09/2026 - Comitê de Ética em Pesquisa da Uniara divulga as diretrizes para a submissão de novos projetos de pesquisa;
- 29/09/2026 - 3º Med Experience Uniara é um sucesso;
- 29/09/2026 - Uniara participa do 4º Encontro de Gerações ;
- 29/09/2026 - Uniara divulga calendário da capela universitária de Nossa Senhora de La Antigua;
- 28/09/2026 - Engenharia Agronômica da Uniara promove a sua XVII Semana da Agronomia;
- 28/09/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara participam de palestra sobre Inteligência Artificial em produções audiovisuais;
- 28/09/2026 - Coordenadora de Design de Moda da Uniara participa do II Jaraguá Fashion Meeting;
- 28/09/2026 - Posto Sebrae Aqui da Uniara continua com atendimentos gratuitos à população;
- 25/09/2026 - Alunos de Estética e cosmética da Uniara participam de minicurso sobre IA;
- 25/09/2026 - Uniara promove rodas de conversa sobre saúde mental com seus colaboradores;
- 25/09/2026 - CIEPesquisa Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica em outubro;
- 25/09/2026 - Docente de Medicina da Uniara participa do XXXIII Congresso Brasileiro de Nefrologia;
- 25/09/2026 - Clínica de Odontologia da Uniara realiza atendimentos de urgência e emergência ;
- 25/09/2026 - Clínica–Escola de Medicina Veterinária da Uniara em Matão oferece atendimentos a cães e gatos;
- 25/09/2026 - Feira de Oportunidades Industriais Lupo-Uniara é considerada um sucesso;
- 25/09/2026 - Medicina da Uniara promove o Med Experience ;
- 24/09/2026 - Pedagogia da Uniara promove 1ª roda de conversa sobre o papel do coordenador pedagógico no ensino fundamental e na EJA;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




