202403290520

Notícias

Aluna de Odontologia da Uniara realiza pesquisa sobre requisitos éticos e legais da odontologia forense

Publicado em: 15/09/2020

A aluna do terceiro ano do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriela Galvanin Alves Sousa, realiza a pesquisa “Estudo das características e conteúdo dos prontuários de uso odontológico: requisitos éticos e legais da odontologia forense”, orientada pela docente da graduação, Ana Lúcia Franco Micheloni.

Gabriela relata que o estudo “tem como objetivo avaliar as características e o conteúdo dos prontuários odontológicos empregados por cirurgiões dentistas da cidade de Araraquara, analisando o cumprimento dos requisitos necessários dos prontuários dentro dos parâmetros das normas éticas e legais, e alertar profissionais odontólogos para a importância de sua elaboração e o correto preenchimento”.

De acordo com ela, “por meio dessa pesquisa, conseguiremos determinar o cumprimento ético e legal dos prontuários odontológicos utilizados pelos cirurgiões dentistas da cidade e, ainda, conseguiremos alertar esses profissionais sobre um correto preenchimento desse documento, uma vez que ele pode ser de grande utilidade multiprofissional, como na identificação de um cadáver ou até mesmo na resolução de um crime”.

Para Ana Lúcia, “o estudo proposto tem extrema importância no contexto clínico odontológico e em nível de saúde pública, uma vez que milhares de prontuários são elaborados a cada dia no Brasil, tanto em clínicas odontológicas privadas e públicas quanto em instituições de ensino”. “Seu estudo é imprescindível para identificar carências sobre a concepção e o uso dessa importante ferramenta. Grande parte dos profissionais elaboram e mantêm atualizados seus próprios prontuários. Uma vez que as informações que fomentam a elaboração de um prontuário são recebidas pelos profissionais ainda durante a graduação, isso pode ser problemático, pois pode gerar uma defasagem de conceitos até o momento em que ele inicia a atuação clínica, ocasionando possíveis lacunas ou falta de informações essenciais”, ressalta.

“Poucos profissionais realmente se preocupam com a correta elaboração e o preenchimento de um prontuário odontológico, e isso é igualmente problemático, pois esse instrumento pode, entre outras funções, auxiliar no reconhecimento de pessoas vitimadas por catástrofes, quando não se pode contar com outros meios, e auxiliar em eventuais processos éticos e legais contra o cirurgião. Esse estudo pretende evidenciar a problemática de forma que possamos adequar o ensino sobre prontuários na disciplina de Odontologia Legal e também nas disciplinas clínicas do curso de Odontologia”, diz a orientadora.

Ela explica que “os profissionais serão selecionados aleatoriamente, mediante contato pessoal, quando profissionais do corpo institucional da Uniara, ou a partir dos contatos disponíveis na lista telefônica da cidade e/ou internet”. “O participante será convidado a responder um questionário que investigará os principais aspectos do prontuário odontológico utilizado por ele. Para isso, o questionário foi elaborado tomando como base os requisitos mínimos necessários recomendados para a elaboração de um prontuário odontológico segundo a literatura. Até o momento, estamos identificando os profissionais e tendo acesso aos contatos pessoais para envio do questionário”, finaliza Ana Lúcia.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Para quem deseja mais detalhes, no dia 24 de setembro, às 18h, será transmitido um bate-papo sobre a graduação no canal da universidade no YouTube – www.youtube.com/rsuniara, durante a 1ª Feira dos Cursos - FEC Online, que acontece entre os dias 21 e 25. A programação completa da FEC está disponível www.uniara.com.br/fec.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI