202507160540

mostrar mensagem ]

COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos

A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.

A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.

Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.

Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.

Cordialmente,

Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Aluna de Arquitetura da Uniara estuda a obra de Paulo Barbieri

Publicado em: 14/09/2020

A aluna do sexto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Danieli Cristina Fernandes Cardoso, foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular – FUNADESP pelo estudo “Residências Modernas de Paulo Barbieri, Araraquara - Análise de sua obra residencial unifamiliar”. O trabalho é orientado pela professora Maisa Fonseca de Almeida.

“A pesquisa será iniciada em janeiro de 2021. Pretendemos realizar levantamento e investigação sobre a produção arquitetônica de residências unifamiliares modernas do arquiteto Paulo Barbieri na cidade de Araraquara, diante de sua atuação como arquiteto e urbanista, e sua formação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Nacional de Arquitetura - FNA da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1957”, relata Danieli.

Ela explica que o projeto “questiona e busca verificar a existência da pertinência de uma produção arquitetônica e urbanística do movimento moderno brasileiro que dê sustentação à formulação de uma distinção característica, a qual possui suas próprias particularidades diante de um viés mais expressivo do modernismo brasileiro”. “Desse modo, o trabalho busca questionar e refletir sobre o significado simbólico do conjunto de sua obra residencial, a partir das soluções de seus ambientes e sua relação com a cidade no contexto dos seus condicionantes históricos, sociais, econômicos, tecnológicos e culturais no quadro da arquitetura brasileira. Por fim, busca auxiliar, a partir do desenvolvimento de uma reflexão, o melhor entendimento da formação da arquitetura brasileira, e reconhecendo a existência de uma distinção dentro de sua arquitetura moderna”, detalha.

Danieli menciona que Paulo Barbieri foi um arquiteto e urbanista com uma importante atuação e produção na cidade de Araraquara e região. “Nossa pesquisa busca oferecer maior conhecimento sobre a sua formação e o seu trabalho, como uma forma de homenagear a sua atuação como fundador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara, do qual foi docente e coordenador. O trabalho tem como objeto de estudo desde o início de sua atuação profissional como arquiteto autônomo, em 1958, considerando o seu pensamento urbanístico, com a sua atuação e participação no desenvolvimento dos diretores das cidades de Matão, Sertãozinho e Araraquara, na década de 1970; sua atuação como presidente da Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Araraquara, no período entre setembro de 1975 a março de 1981, e a sua participação na idealização e criação da graduação”, reforça.

Com o projeto, a estudante espera “contribuir para a historiografia da arquitetura brasileira, sistematizar informações sobre as obras residenciais do arquiteto, comunicar os principais achados de nossa pesquisa e adquirir conhecimento”. “Um agradecimento à minha orientadora Maisa, que me incentiva e me mantém muito animada a cada etapa”, declara.

Maisa, por sua vez, destaca que Barbieri “foi um importante arquiteto e urbanista do município, com grande envolvimento acadêmico e profissional na cidade”. “Suas produções arquitetônicas e do pensamento intelectual e cultural, com referências da modernidade paulista e carioca, foram muito importantes para a difusão e disseminação desses ideais na cidade e região. A pesquisa analisa um período, considerado pela historiografia, como da consolidação do Movimento Modernista no Brasil, e tem como objetivo auxiliar na identificação e na valorização das obras de arquitetura moderna produzidas no interior do estado de São Paulo, por arquitetos e urbanistas que concentram sua atuação profissional fora dos grandes centros urbanos, um campo exploratório de investigação que ainda apresenta grandes possibilidades de conhecimento e questionamentos”, diz.

De acordo com a docente, “Danieli é uma aluna muito interessada em aproveitar as boas oportunidades de complementar sua formação no curso, com atividades relacionadas à profissão”. “Com muita motivação, disposição e responsabilidade, ela tem se dedicado à pesquisa de iniciação científica, e também tem se destacado como aluna na graduação por sua capacidade de boa comunicação e diálogo, e pelo seu bom desempenho acadêmico nas disciplinas. Atualmente é representante discente de sua turma. Ao longo de sua formação, tem adquirido muitas das habilidades e conhecimentos que esperamos encontrar no profissional de Arquitetura e Urbanismo atuante no mercado de trabalho. É uma grande satisfação, como professora, orientá-la nessa pesquisa”, finaliza.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI