[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 11/09/2020
A aluna do oitavo semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara, Priscila Caetano Rodrigues, foi contemplada com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição pelo trabalho “Utilização da acupuntura na analgesia em cadelas submetidas à ovariosalpingohisterectomia”, desenvolvido juntamente com outros coautores. O estudo é orientado pela professora Mariana Werneck Fonseca.
“O projeto ainda está em sua fase inicial, sendo que a escrita e revisão bibliográfica já foram realizadas, bem como o envio ao Comitê de Ética no Uso de Animais – CEUA. Nesse estudo, cadelas saudáveis passarão pelo procedimento de castração, em que, muitas vezes, as medicações utilizadas para a dor, após o procedimento, são realizadas de maneira excessiva ou de forma insuficiente. Com isso, a técnica da acupuntura visa a uma diminuição na percepção da dor, o que promove uma analgesia adequada, sem que haja efeitos nocivos à paciente, tendo em vista os possíveis efeitos colaterais pelo uso excessivo de fármacos”, explica Priscila.
Ela conta que os animais permanecerão em observação durante a sua recuperação para que haja uma avaliação completa da recuperação anestésica e da dor. “A intenção é valorizar a utilização de terapias complementares – acupuntura – devido às suas características analgésicas”, diz.
Mariana destaca que a pesquisa “possui grande importância social para a comunidade e os cães, pois realizará castrações de cadelas, o que reduz problemas de natalidade excessiva como abandono de animais, além de minimizar potenciais doenças das fêmeas não castradas, como a piometra ou o desenvolvimento de tumores de mama - infecção uterina”.
A orientadora finaliza dizendo que Priscila “possui interesse na área acadêmica de pesquisa científica, sempre de forma dedicada, assim como no estudo das terapias complementares como a acupuntura”.
Além de Priscila e Mariana, fazem parte do estudo os docentes Douglas Augusto Franciscato, Bruno Vieira Ribas e João Augusto Lionel de Souza, e os estudantes Diego Duarte Mazzei, Beatriz de Oliveira Boen e Natasha Pastore Franco.
Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI