202404191026

Notícias

Aluno de Fisioterapia da Uniara é contemplado com bolsa de iniciação científica por estudo sobre processos de aprendizagem

Publicado em: 04/09/2020

O estudante do terceiro ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Robson dos Santos Gamenha, foi contemplado com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da universidade por sua pesquisa, intitulada “Avaliação dos processos de aprendizagem de estudantes dos ensinos fundamental e médio”. O estudo foi orientado pela professora Ana Claudia Nunciato.

“O termo ‘neuroeducação’ ou neurociência aplicada à educação, é recente e reúne poucos estudos clínicos randomizados com evidências científicas na literatura. Assim, a neuroeducação estuda as áreas da neurociência cognitiva e da educação, com o objetivo comum de melhorar a aprendizagem”, contextualiza Gamenha.

A neurociência na educação pode trazer diversas informações pouco exploradas, de acordo com o graduando. “O intuito do projeto é entender como ocorre o ato de aprender do aluno. Com a coleta dessas informações, poderemos, assim, divulgar esses fatos, e os pedagogos poderão reavaliar o seu método de ensino para com os estudantes. Acreditamos que as respostas para mudanças sociais estão voltadas à educação. Logo, é onde devemos focar nossa atenção”, aponta.

Gamenha conta que, por conta do da pandemia de coronavírus - Covid-19, ainda não foi possível dar início à pesquisa de forma prática. “Tivemos que remanejar todo o projeto para aplicá-lo de forma online, de início. O intuito é que, a partir do primeiro semestre de 2021, apliquemos a pesquisa nas salas de aula, oferecendo conteúdos teórico e prático - levando os alunos ao laboratório da Uniara”, esclarece.

Ana Claudia, que orienta o trabalho, comenta que, “atualmente, os desafios da sala de aula têm exigido mais esforços dos professores na tarefa de transmitir conhecimento”. “Dessa maneira, dentro da modernidade há a necessidade desde uma boa preparação teórica até a incessante busca de atualização profissional. Contudo, a neurociência tem demonstrado que, por meio da compreensão dos processos de aprendizagem, há uma parceria com a educação, uma vez que o entendimento do funcionamento do Sistema Nervoso Central – SNC é aplicado aos conhecimentos da educação na efetividade e eficácia do aprendizado”, detalha.

Assim, a intenção é “avaliar os processos de aprendizagem em estudantes matriculados nos oitavo e nono anos do ensino fundamental, e no primeiro ano do ensino médio, após a aplicação de aulas teóricas e práticas sobre neurociências”. “Em tempos de pandemia, verificamos ainda mais a importância e a relevância do tema nos processos de aprendizagem, mas ainda estamos aguardando a liberação para o início da coleta de dados. O projeto encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da Uniara”, finaliza a professora.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI