202403280827

Notícias

Curso de Economia da Uniara promove sua semana de estudos online

Publicado em: 28/08/2020

O curso de Economia da Universidade de Araraquara – Uniara promove a “Semana Prof. Fernando Higihara Borges de Estudos em Economia e Negócios” a partir desta segunda-feira, dia 31 de agosto, até o dia 3 de setembro, com transmissão pelo Google Meet. As atividades, online, poderão ser acessadas por quaisquer interessados.

“O objetivo é trazer experiências de economistas e professores de outras universidades, mas principalmente discutir qual é o papel do profissional em relação a todas essas mudanças que têm ocorrido e mostrar aos alunos que a pandemia talvez tenha acelerado algumas situações pelas quais todas essas mudanças econômicas têm passado, além de abordar de que forma o profissional da área vai se inserir daqui em diante. Mesmo após a pandemia, essas mudanças vão continuar”, explica o coordenador da graduação, Ademil Lúcio Lopes.

Juntamente com o curso de Administração da Uniara, no dia 31, a partir das 19h30, será ministrada a palestra “Oportunidades e Desafios no Incentivo ao Empreendedorismo Universitário” pelo docente no Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP, Eduardo de Senzi Zancul - http://twixar.me/S1Zm. “Será discutido algo que pautou as mudanças feitas na graduação de Economia, no sentido de o profissional formado ter conhecimento em outros setores que não eram específicos dele. Outra situação é que tivemos uma reforma trabalhista, previdenciária. Haverá uma quantidade muito maior de pessoas que não trabalharão com contrato do modo como conhecíamos até então, que era o caso da maioria das pessoas. Agora, há uma tendência de trabalhadores mais flexíveis, no sentido de abrirem suas empresas, prestarem suas consultorias e serviços de outras formas, e essa relação de trabalho será diferenciada. Então é importante essa discussão sobre empreendedorismo e como abordamos isso dentro da universidade”, aponta Lopes.

Às 19h do dia 1º de setembro, será a vez da palestra “As perspectivas do mercado de trabalho para os futuros economistas”, ministrada pelo vice-presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo - Corecon-SP, presidente do Sindicato dos Economistas - Sindecon-SP e na empresa Caminheiro Assessoria, Consultoria, Gestão e Perícias Ltda, Pedro Afonso Gomes - http://twixar.me/JTZm.

No dia 2, também às 19h, o egresso do curso e financial advisor na empresa DIF Markets, Antônio Kulaif, explanará sobre “As novas perspectivas do mercado financeiro ante o novo cenário econômico e a importância dos economistas nesse contexto” – http://twixar.me/yTZm.

A última palestra da semana de estudos, no dia 3, às 19h, é intitulada “Os impactos da pandemia do coronavírus sobre a economia brasileira. E o que esperar do pós-pandemia?” e será proferida pelo professor do Departamento de Economia da Unifesp e pesquisador do Centro de Macroeconomia Aplicada – CEMAP, Diogo de Prince Mendonça - http://twixar.me/zTZm. “O objetivo será discutir sobre o impacto da pandemia na área e quais as perspectivas para a economia brasileira a curto prazo. O que esperarmos quando essa ‘tempestade’, que está durando muito mais tempo do que se imaginava, passar? Isso, inclusive, aumenta os problemas e dificulta ainda mais enxergarmos o que vai aparecer depois. É uma discussão extremamente atual, que diz respeito à vida de todos”, diz Lopes.

O coordenador finaliza dizendo que, “em homenagem ao nosso querido amigo e ex-professor Fernando Higihara Borges, que trabalhou conosco por mais de dez anos e faleceu na última segunda-feira, dia 24 de agosto, demos o seu nome ao nosso evento, por todos os serviços que nos prestou”.

Informações sobre o curso de Economia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /