202403281833

Notícias

Em ação que visa à educação socioambiental voltada para crianças, Clínica Veterinária da Uniara entrega materiais lúdicos a tutores de animais atendidos

Publicado em: 18/08/2020

Em uma iniciativa que visa à educação socioambiental voltada para crianças, os tutores de animais atendidos na Clínica Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara estão recebendo materiais lúdicos desenvolvidos por alunos do quarto ano do curso de Medicina Veterinária da instituição, para serem coloridos pelos filhos. O projeto, supervisionado pelos professores da graduação, André Luiz Baptista Galvão e Douglas Augusto Franciscato, é realizado em parceria com a empresa de rações Special Dog, que disponibiliza histórias em quadrinho de cunho educativo.

“Além de ofertarmos o atendimento clínico veterinário de cães e gatos, oferecemos aos pais que levam seus animais para consulta, um material que envolve a atividade lúdica de pintar ou colorir, no qual a criança identifica situações de cuidados com as saúdes individual, coletiva e ambiental. Também é ofertado o gibi, que permite o treinamento da leitura, com situações que envolvem o cuidado e o respeito com o meio ambiente, prezando pela promoção das saúdes humana e animal”, explica Galvão.

Ele ressalta que a entrega dos materiais “respeita todas as normas de biossegurança frente à Covid-19, e considera a maior dedicação de tempo dos pais com os filhos neste momento de isolamento”. “Após o atendimento do cão ou do gato, o tutor recebe o conteúdo de educação socioambiental como sugestão de interação com as crianças no ambiente domiciliar, sendo que, em 2019, o material feito pelos estudantes do curso foi aplicado na educação de crianças em uma casa de apoio à saúde, assistidas pelo Sistema Único de Saúde em São José do Rio Preto”, destaca.

Os tutores estão aprovando a iniciativa, de acordo com Galvão, “pois com maior disponibilidade de tempo, o material fornecido proporciona uma interação alegre e divertida com a criança, e permite o aprimoramento ou desenvolvimento da prática da leitura, considerando os cuidados com a saúde e o meio ambiente”. “A maior parte das crianças possui certa afinidade com a medicina veterinária, por gostarem dos animais e, assim, a prática da leitura e da educação socioambiental é mais fácil”, aponta.

Já para o aluno da graduação, o docente finaliza dizendo que “a idealização e a realização desse modelo de projeto são consideradas importantes, pois nas diferentes áreas de atuação da profissão no mercado atual, o atendimento humanizado e os cuidados com a saúde coletiva são quesitos de grande relevância e exigência por grandes empresas”.

Os graduandos envolvidos na idealização e na confecção dos desenhos para colorir são Amanda Fernandes, Giovana Godoy, Priscila Caetano, Paulo Amâncio, Fernanda Pimenta e Fabiano Almeida Neves.

A Clínica Veterinária da Uniara está localizada na avenida Dom Pedro II, 827, no Centro. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (16) 3333-7676.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI